Dinheiro
Haddad comemora alta em rating do país e vê sinal positivo da economia
O Ministro da Fazenda prevê que o país vai retomar o grau de investimento por conta da melhoria na nota de crédito

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou sua satisfação com a melhoria na perspectiva do rating (nota de crédito) do Brasil, atribuída pela agência de risco S&P. Ele previu que o país irá recuperar o grau de investimento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A perspectiva do Brasil foi elevada de estável para positiva, sendo a primeira revisão para cima desde 2019. A classificação de risco reflete a percepção da agência sobre a capacidade do Brasil de cumprir suas obrigações financeiras, e os fundos de investimento procuram países com notas mais elevadas.
Haddad compartilhou os méritos dessa conquista com o Judiciário e o Congresso, devido às medidas adotadas nos últimos meses que, de acordo com o ministro, melhoraram o ambiente econômico.
“Passo importante. Depois de 4 anos, ter uma sinalização dessas. Gostaria de compartilhar com Congresso e o Judiciário. As iniciativas que estão sendo tomadas na direção correta de arrumar contas do Brasil e avançar com geração de emprego”, afirmou o ministro.
Ele mencionou explicitamente os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Haddad destacou que a agência fez referência ao arcabouço fiscal, que já foi aprovado na Câmara.
“Menção ao arcabouço foi feita, à reforma tributária, de corte tributário. Tudo isso foi mencionado na nota. Importante que uma agência externa consiga observar esses avanços. Se mantivermos ritmo de trabalho, quero crer que vamos conseguir atingir objetivos”, completou.
Grau de investimento
O grau de investimento é uma certificação concedida por agências de classificação de risco, indicando que um país atingiu o mais alto nível na escala de crédito confiável.
No segundo mandato do governo Lula, em 2008, o Brasil conquistou o grau de investimento. No entanto, durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2015, o país perdeu essa certificação.
Questionado por jornalistas na porta do Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de recuperar o grau de investimento, o ministro Haddad respondeu: “O Brasil vai retomar”, respondeu o ministro.
*Com informações do G1/Globo News
