fbpx

Dinheiro

Gatos de energia poderiam abastecer cidade capixaba por um ano

Somente em seis meses a EDP descobriu 22 mil instalações suspeitas. A energia furtada daria para abastecer Santa Teresa durante todo o ano

Publicado

em

Foram recuperados cerca de 37,7 GWh. A quantidade de energia é suficiente para abastecer a cidade de Santa Teresa. Foto: Reprodução

Somente nos seis meses de 2023, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, identificou mais de 22 mil instalações suspeitas de furto de energia, os famosos “gatos”. A empresa consegui recuperar cerca de 37,7 GWh. Este volume seria suficiente para abastecer toda a cidade de Santa Teresa por um ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ação que descobriu as instalações irregulares ocorreu em 70 municípios capixabas cobertos pela área de concessão da EDP. A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por meio da análise dos diversos padrões de consumo dos clientes, em boa parte feita digitalmente por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas. As equipes técnicas especializadas também conseguem identificar  quaisquer manipulações em medidores.

“Somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica com toda técnica e os equipamentos de segurança necessários. As ligações clandestinas oferecem risco e também trazem prejuízos à população. Pedimos para que nos ajudem a combater esse crime e que denunciem qualquer suspeita de irregularidade”, afirma Bruno Mendonça, gestor da EDP.

Crime

Vale lembrar que o furto de energia é crime conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujas consequências incluem pena de reclusão de 1 a 4 anos e multas. A Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (AEEL) também estipula que o infrator deve pagar pelo uso não faturado de energia durante o período da irregularidade, além de uma taxa administrativa.

Estas práticas irregulares impactam não apenas a distribuidora, mas toda a população. De acordo com a ANEEL, os custos relacionados ao furto de energia são parcialmente distribuídos entre todos os consumidores, aumentando a tarifa. Além disso, tais ações podem comprometer a qualidade do fornecimento de energia, causando interrupções e possíveis danos aos equipamentos.

Diante deste cenário, a EDP solicita o apoio da população. Caso qualquer cidadão identifique ou suspeite de ligações irregulares, é fundamental informar à empresa por meio dos seus canais de atendimento, garantindo-se o absoluto sigilo da denúncia. Informações podem ser encaminhadas pelo site oficial da EDP, pelo aplicativo EDP Online ou através do número 0800 721 0707.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui