Dinheiro
ExpertXP: conselhos de Gkay, Nath Arcuri e Adriana Barbosa para ser uma mulher de sucesso
Confira as dicas das empresárias para que mais mulheres empreendam, tenham sucesso e destaque em suas carreiras
Acreditar no seu potencial e começar de onde e como estiver. Não ter medo e estar em rede. Essas são alguns dos conselhos da influenciadora Gkay, da educadora financeira Nath Arcuri e da CEO da PetraHub, Adriana Barbosa, para que mais mulheres tenham sucesso e destaque em suas carreiras e também para quem quer empreender.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Elas falaram sobre o tema durante palestra no ExpertXP, evento de finanças que está sendo realizado em São Paulo nesta quarta-feira (03) e quinta-feira (04).
A influenciadora digital e humorista Gkay orienta que as mulheres que desejam crescer e se destacar em suas áreas devem procurar as pessoas que acreditam nelas quando ninguém acredita.
“Também devem começar com o que tem. A internet me aceitou e acolheu. Ser uma influenciadora é um orgulho, pois a internet me quis do jeito que sou quando ninguém me queria”, conta.
Para Nath Arcuri, que é jornalista e hoje responsável pela maior plataforma de educação financeira do país, o Me Poupe, é preciso que as mulheres tenham fome de crescimento. Para isso, é necessário convencer as pessoas da sua visão.
Ela pondera que apesar do momento que o país vive, ainda existe esperança. Ela ressaltou que das 90 empresas da Ibovespa, só duas têm mulheres como CEO. “Hoje o mercado não representa o país que vivemos, seja no âmbito político ou empresarial”, diz.
Já na opinião de Adriana Barbosa, CEO do Preta Hub, as mulheres não podem se deixar dominar pelo medo. Ela conta que no inicio da sua carreira ela tinha muito medo, mas lembra que não pode deixar isso paralisar. Outro conselho é olhar para si e ter autocuidado.
“Depois de 21 anos trabalhando, começo a olhar para mim. Você tem tempo para você? Em alguma medida, você tem que se cuidar. Não podemos ser só resistência e luta, a gente tem que estar em rede e também querer viver” ressalta a CEO do Pretahub.
Para Adriana, ainda falta o Brasil reconhecer a capacidade da população negra. “Mulheres negras são maioria 29% da população. São 60 milhões de mulheres negras no Brasil, o equivalente à Itália. Um dos processos de mobilidade da população negra é o empreendedorismo e, para isso, precisa se investir em educação, maquinário e dar condições para essa galera, assim a economia cresce”, ressaltou.
Educação financeira
Um fator importante destacado por Nath Arcuri é o papel da educação financeira e a democratização a seu acesso. Ela conta que quando começou, não se falava sobre educação para quem precisa, que é a base da população e que também precisa ter mais acesso à educação como um todo.
“Quando a gente fala que empresas do setor financeiro têm de criar incentivos da educação há um paradoxo, pois a maneira que os maiores bancos geram lucros é com superendividamento da população. Enquanto os bancos tiverem lucro baseado nos juros e no crédito ruim as coisas não mudam. Precisamos reinventar a estrutura financeira do Brasil para que iniciativas de educação financeira seja na origem e não no paliativo”, frisa.
A repórter Letícia Orlandi, do Portal ES 360, foi convidada pelos organizadores do ExpertXP para fazer a cobertura do evento.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui