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Espírito Santo é o estado que mais importa veículos no Brasil

Incentivos fiscais, baixas alíquotas e posição geográfica são alguns dos motivos que o estado se destaca neste ramo

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Redução de alíquotas de impostos possibilitará queda de preços de veículos. Foto: tawatchai07/ no Freepik

Estimativa é trazer, até o fim do ano, 15 mil veículos chineses. Foto: tawatchai07/ no Freepik

O Espírito Santo é o estado que mais importa veículos no Brasil. Mesmo estando longe da liderança da maior frota do país, o menor estado do sudeste é o principal importador. Só neste ano, o volume de carros trazidos passou de US$ 1 bilhão.

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A diferença para o segundo lugar no ranking, Minas Gerais, passa dos R$ 300 milhões. Isso porque o ES tem uma renda per capita relativamente alta se comparada com outras partes do país, o que pode resultar num maior poder aquisitivo e aumento na demanda dos importados.

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Porém, essa não é a única razão. O segredo também está na infraestrutura portuária do estado além do incentivo a importação por meio da legislação estadual. No ES, quem importa tem vantagens na alíquota do ICMS, que é de 4% ao invés dos 17%, como ocorre em outros estados.

Isso acaba gerando um efeito cascata, já que outros impostos como PIS/COFINS e IPI importação utilizam do ICMS como base para fazer os cálculos, o que faz o negócio ser ainda mais vantajoso para quem quer importar no estado.

A maior parte dos veículos que chegam no Espírito Santo são de origens chinesas, diferente dos dados gerais do Brasil, em que 43% dos importados vem da Argentina. Nos três primeiros trimeses do ano, as montadoras chinesas impulsionaram o setor de importação, gerando um aumento de 225% nos importados.

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Apesar do estado representar apenas 2% da frota de carros de passeio, o Espírito Santo responde por quase 30% de todo o volume financeiro das operações de importações de carros. Isso faz com que a maioria dos carros importados cheguem pelo ES mas são distribuídos por todo o país.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, explica que esse alto número está ligado a localização estratégica do estado e a infraestrutura portuária. ” É claro que a possibilidade de reduzir alíquotas de ICMS para apenas 4% nas operações de importação ajuda a tornar o Espírito Santo um destino ainda mais competitivo para os importadores nacionais”, diz.

Empresas como a GWM e BYD utilizam os portos capixabas como porta de entrada para os veículos no Brasil. “Em 2012, a Coreia do Sul liderava as importações de automóveis pelo Espírito Santo […]. Entretanto, em 2023, a China tomou a liderança absoluta deste segmento, com 41% das importações no período de janeiro a setembro”, afirma Borgo.

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Só no primeiro semestre de 2023, mais de oito mil veículos que vieram da China entraram no mercado nacional por meio dos portos do ES. “A estimativa é trazer, até o fim do ano, 15 mil veículos chineses, principalmente das marcas GWM e BYD, ao complexo portuário de Vila Velha”, conta o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Carlos Eiras.

Além disso, Eiras também destaca que Vila Velha está numa localização geográfica importante para toda essa importação, justificando ainda mais a importância da região para o comércio de importação. “A cidade fica em um raio de mil quilômetros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador: os maiores mercados consumidores da América Latina”.

*Com informações da colunista Paula Gama, UOL.


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