fbpx

Dinheiro

ES é o 3º estado com mais cervejarias por habitantes no país

Os dados fazem parte do Anuário da Cerveja, divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Publicado

em

O município de Vila Velha é o que tem o maior número de registro de cervejarias. Foto: Divulgação (MAPA)

A população do Espírito Santo é a terceira do país que tem à disposição o maior número de cervejarias por habitantes. Os dados fazem parte do Anuário da Cerveja, que foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na noite da última quarta-feira (5). 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o levantamento, o estado tem uma cervejaria para cada 59.544 habitantes. Ficando atrás apenas de Santa Catarina (34.132) e Rio Grande do Sul (36.989). 

O estudo apontou que o número de cervejarias registradas em solo capixaba teve um aumento de 475% em dois anos. Em 2020, eram 12 estabelecimentos contra 69 em 2022. 

Vila Velha é a que tem o maior número de registros do Espírito Santo e a décima quinta no Brasil. O estudo mostra que são 13 estabelecimentos, o que representa 13% das cervejarias capixabas. 

Brasil

Em todo o Brasil são 1.729 cervejarias registradas. O anuário apontou que foram inauguradas 180 novas fábricas no país, um crescimento de 11,6% em comparação com 2021. O anuário também mostra que 722 municípios, 13% do total, já têm suas próprias cervejarias. 

“O crescimento praticamente estável na comparação com 2021 mostra a maturidade das micro, pequenas e médias cervejarias e o poder empreendedor do cervejeiro artesanal. Seguimos crescendo, estamos cada vez mais presentes no território nacional e movimentando a economia local. A enorme quantidade de produtos e marcas também ilustram o poder de inovação deste segmento”, afirma o presidente da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Gilberto Tarantino.  

Segundo o anuário, o mercado também acelerou o registro de novos produtos. O crescimento que chegou a ser de 77% em 2018 e vinha perdendo ritmo até registrar alta de 5,2% em 2021, voltou a acelerar em 2022 com um aumento de 19,8%, o que significa 7.090 novas cervejas lançadas. Ao todo o Brasil possui 42.831 produtos registrados vendidos como 54.727 marcas comerciais diferentes. 

Associação Brasileira de Cerveja Artesanal vai realizar entre 25 a 30 de julho, em Vitória,  o Conexão Cerveja Brasil, um projeto que acontecerá nas cinco regiões do país agregando empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal.  

O projeto é composto pelo Congresso Cerveja Brasil, com conteúdos técnicos e institucionais; 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso cervejeiro em inédito formato nacional por regiões, e eventos nas cervejarias em cada cidade-sede.  


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui