Dinheiro
ES+ Café terá palestras, degustações e competições
A 2ª Feira ES+ Café oferece uma imersão na cultura dos cafés especiais, com formações voltadas para degustação, profissionalização e empreendedorismo
Unindo criatividade, inovação e inclusão social, a 2ª Feira ES+ Café oferece uma imersão na cultura dos cafés especiais, com formações voltadas para degustação, profissionalização e empreendedorismo no setor
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta quinta-feira (22), sexta-feira (23) e sábado (24), no Centro de Vitória, o evento contará com oficinas, palestras, degustações, competições e aulas-shows com baristas, além de uma feirinha de cafés especiais, atrações culturais e shows musicais. A programação celebra a cultura e o café capixaba com samba, jongo e diversos ritmos.
A programação é totalmente gratuita, e as inscrições para algumas atividades podem ser feitas através do link. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no Instagram do Hub ES+ e no site.
Palestras que conectam o café ao empreendedorismo
Com foco nos negócios sociais e criativos do café, esta edição contará com três masterclasses com profissionais de referência nacional. Um dos destaques é a Masterclass “Café com propósito: o impacto social do Projeto Ubuntu”, conduzida por Ronaro Soares na sexta-feira (23), às 15h. Barista e empreendedor social reconhecido pela Forbes Under 30, Ronaro compartilhará a trajetória do projeto que oferece formação técnica e gratuita no universo da bebida para jovens de periferias, promovendo transformação social e mais acesso e oportunidades no setor. O empreendedorismo no café também será abordado na Masterclass “A progressão de carreira do barista”, no sábado (24), às 16h.
A comunicação e promoção de negócios do café serão exploradas na Masterclass “Como divulgar sua marca de café”, na sexta-feira (23), às 18h, com Felipe Gama, Carlos Dalcomo e Chico Ribeiro, sócios da Agência de Publicidade Balaio Design, especializada em Design e Comunicação para o setor dos cafés.
Oficinas
Para enriquecer o conhecimento do café e aguçar os sentidos, a programação inclui formações como a Oficina Maker “Introdução à Degustação de Café (cupping)”, com Douglas Gonzaga, coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes/Incaper), que proporcionará uma imersão sensorial para explorar e avaliar cafés especiais.
Voltada para quem deseja empreender no café, a Oficina “Os Diferentes Modelos de Cafeteria” apresentará diversos modelos de negócios em cafeterias, conduzida por Paula Dulgheroff, barista, mestre de torras e fundadora da Empresa Mundo Café. Além disso, a Oficina “As Diferentes Curvas da Torra do Café”, também apresentada por Paula e em parceria com o Sebrae-ES, abordará a torra do café e seus impactos nos perfis de sabor, com sessões de cupping para degustação.
Valorização do café
O evento contará com painéis que abordam temas cruciais para o futuro da cafeicultura. No painel de abertura, “Futuro sustentável na cafeicultura”, especialistas discutirão práticas e inovações que estão transformando o setor, com foco em técnicas ecológicas e modelos de negócios que combinam responsabilidade social e qualidade.
No segundo painel, “A importância das indicações geográficas para as culturas de café e cacau”, serão apresentadas as vantagens das IGs na promoção de qualidade, autenticidade e desenvolvimento econômico sustentável, com relatos de gestores de IGs do Espírito Santo.
Campeonato entre baristas
A 2ª Feira ES+ Café também será palco de atividades criativas e competitivas. A “Maratona Criativa: Design de Embalagens de Café” desafiará estudantes de Design a desenvolverem embalagens para marcas de cafés especiais capixabas. Além disso, a 6ª etapa do Campeonato Estadual de Baristas – Latte Art (TNT) promete movimentar o evento, onde baristas competirão para criar os melhores desenhos em café com leite vaporizado.
Noites de shows
Shows musicais e atrações culturais vão agitar a Praça Costa Pereira nas noites de sexta e sábado da 2ª Feira ES+ Café, com área de food trucks em frente ao Hub ES+.
Na sexta-feira, a partir das 17h, a programação cultural começará com a banda Gastação Infinita, que traz um show enérgico e descontraído, e em seguida, Sol Pessoa e Banda apresentarão muito samba, com a artista Sol Pessoa, que veio do Rio de Janeiro e trouxe seu ritmo pulsante para o Espírito Santo.
> De café colonial a cervejaria: o que fazer em Venda Nova do Imigrante
No sábado, a partir das 17h, a celebração da cultura local será iniciada com a apresentação do Jongo de São Benedito, de Alfredo Chaves, que manterá há mais de 100 anos a tradição dos seus antecessores com danças e tambores. Em seguida, a Festa das Ciatas homenageará as grandes tias baianas e, para completar a noite, o Samba do Nill encantará a plateia com clássicos do samba e sucessos do pagode dos anos 90.
A 2ª Feira ES+ Café é promovida pelo Hub ES+ e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Papo de Barista, Terrafé Cafés Especiais, Espaço do Barista, do aplicativo Vibes e da Associação de Ceramistas do Espírito Santo – Cerames.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui