Dinheiro
ES anuncia concurso para 1 mil soldados da Polícia Militar
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) durante início do estágio de quase mil alunos soldados que reforçarão o patrulhamento

Formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2023, da Polícia Militar do Espírito Santo. Foto: Hélio Filho/Secom
O Espírito Santo vai abrir concurso público para 1 mil vagas de soldados da Polícia Militar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, durante a solenidade que marcou o início do estágio de 991 alunos soldados do Curso de Formação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Casagrande ressaltou que a recomposição do efetivo é parte da estratégia de redução da violência no Estado. Segundo ele, em 2011 eram mais de dois mil homicídios por ano, número que caiu para 852 em 2024. “É a maior reestruturação da história da Polícia Militar do Espírito Santo”, afirmou.
Estágio supervisionado já começou
Enquanto o novo concurso é preparado, quase mil alunos iniciaram o Estágio Profissional Supervisionado, etapa final antes da formatura. O treinamento tem 360 horas e será concluído em novembro, quando os soldados estarão aptos a integrar o efetivo.
Esses militares vão reforçar o patrulhamento na Grande Vitória, distribuídos entre batalhões e companhias independentes. O estágio inclui policiamento a pé e motorizado, além de avaliações de desempenho para confirmar a aptidão dos alunos.
Segurança reforçada
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o impacto da ampliação do quadro. “As soldadas e soldados vão para o estágio operacional capacitados e equipados com o que há de melhor em termos de armamento”, disse.
O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, lembrou que a recomposição constante é essencial para manter os resultados do programa Estado Presente. “Investir em tecnologia é fundamental, mas investir no ser humano é ainda mais importante”, afirmou.
Próximas etapas
A previsão é que os atuais alunos recebam o diploma em novembro, quando também começa outra turma com 650 novos soldados. Já o concurso autorizado para mais 1 mil vagas deve consolidar a maior ampliação de efetivo da PMES em décadas.
LEIA TAMBÉM:
