fbpx

Dinheiro

ES anuncia concurso para 1 mil soldados da Polícia Militar

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) durante início do estágio de quase mil alunos soldados que reforçarão o patrulhamento

Publicado

em

Formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2023, da Polícia Militar do Espírito Santo

Formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2023, da Polícia Militar do Espírito Santo. Foto: Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo vai abrir concurso público para 1 mil vagas de soldados da Polícia Militar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, durante a solenidade que marcou o início do estágio de 991 alunos soldados do Curso de Formação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Casagrande ressaltou que a recomposição do efetivo é parte da estratégia de redução da violência no Estado. Segundo ele, em 2011 eram mais de dois mil homicídios por ano, número que caiu para 852 em 2024. “É a maior reestruturação da história da Polícia Militar do Espírito Santo”, afirmou.

Estágio supervisionado já começou

Enquanto o novo concurso é preparado, quase mil alunos iniciaram o Estágio Profissional Supervisionado, etapa final antes da formatura. O treinamento tem 360 horas e será concluído em novembro, quando os soldados estarão aptos a integrar o efetivo.

Esses militares vão reforçar o patrulhamento na Grande Vitória, distribuídos entre batalhões e companhias independentes. O estágio inclui policiamento a pé e motorizado, além de avaliações de desempenho para confirmar a aptidão dos alunos.

Segurança reforçada

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o impacto da ampliação do quadro. “As soldadas e soldados vão para o estágio operacional capacitados e equipados com o que há de melhor em termos de armamento”, disse.

O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, lembrou que a recomposição constante é essencial para manter os resultados do programa Estado Presente. “Investir em tecnologia é fundamental, mas investir no ser humano é ainda mais importante”, afirmou.

Próximas etapas

A previsão é que os atuais alunos recebam o diploma em novembro, quando também começa outra turma com 650 novos soldados. Já o concurso autorizado para mais 1 mil vagas deve consolidar a maior ampliação de efetivo da PMES em décadas.

LEIA TAMBÉM: