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Empresários usam Inteligência Artificial para potencializar vendas

Resultados personalizados estão entre as vantagens do uso da Inteligência Artificial por parte dos empresários

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Empresários estão apostando na Inteligência Artificial para potencializar vendas. Foto: Divulgação

Resultados personalizados, eficientes, de baixo custo e obtidos em poucos cliques. Essas são as principais vantagens da Inteligência Artificial (IA) generativa destacadas pela estrategista digital Patrícia Quintiliano, que conduziu um treinamento para empresários e colaboradores do setor atacadista distribuidor do Espírito Santo, promovido pelo Sincades (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo) em junho.

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O Programa Sincades de Produtividade (PSP) sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente e Inteligência Artificial foi criado para atender à crescente demanda por inovação no setor, oferecendo uma oportunidade pioneira de unir conceito e prática.

“A Inteligência Artificial permite automatizar tarefas repetitivas, melhorar a previsão de demanda, otimizar a logística e a gestão de estoques. Além disso, ela nos ajuda a entender melhor os padrões de consumo, personalizar ofertas e aprimorar a experiência do cliente. No cenário atual, conhecer e adotar a IA é fundamental para que as empresas se destaquem e antecipem tendências”, afirma o presidente do Sincades, Idalberto Moro.

Patrícia Quintiliano, com mais de 25 anos de experiência no mercado, já atuou em grandes corporações como Grupo Pão de Açúcar, Wal Mart, Russi, Hering e Danone. Atualmente, está inserida no ecossistema de startups, marketing digital e growth hacking.

“A utilização de Inteligência Artificial para potencializar o CRM (gestão de relacionamento com o cliente) demonstra como a tecnologia é essencial nas análises de hábitos de consumo, entre outros usos. O objetivo é transformar dados em ações que gerem resultados tangíveis e fortaleçam a fidelidade do cliente”, afirma a estrategista digital.

Durante o treinamento, Patrícia mostrou que o processo começa com a definição de objetivos, seguida pela segmentação, criação de personas para as segmentações e, finalmente, a criação da régua de comunicação com essas personas, tudo auxiliado pela IA generativa.

“A Inteligência Artificial generativa está disponível para o grande público, é acessível e gratuita. No curso, utilizamos o Chat GPT para analisar nossa base de dados, comparando duas cestas de compras”, explica.

O objetivo era conhecer os hábitos de consumo de cada grupo representado, a partir das listas de produtos em cada cesta. Com os perfis identificados e compreendidos, a IA foi usada para sugerir as estratégias mais adequadas para cada grupo, com campanhas e ações personalizadas.

“Claro que um humano pode fazer isso – e faz! – mas leva muito mais tempo, especialmente na análise da base de dados, muitas vezes com custos extras. O grande benefício da IA é exatamente a produtividade, com apenas alguns cliques e de forma acessível. Foi uma experiência enriquecedora compartilhar conhecimentos e trocar ideias com profissionais dedicados a melhorar a gestão de seus negócios”, afirma Patrícia Quintiliano.

Idalberto Moro reforça a importância do setor atacadista distribuidor em investir em inovação e tecnologia. Ele e a diretoria do Sincades participaram de uma imersão total em IA durante os três dias da 43ª Convenção Nacional e Anual da Abad, em São Paulo, em junho. O evento, considerado o maior do país, teve como tema: “Na era da Inteligência Artificial – Desafios e Oportunidades para Potencializar os Negócios”.


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