fbpx

Dinheiro

É verdade que no inverno o carro consome mais combustível?

Quando a temperatura ambiente cai, a densidade do ar aumenta, exigindo mais combustível para a combustão completa

Publicado

em

Abastecendo combustível com a bomba em um carro

Aumenta o consumo do combustível no inverno. Foto: Freepik

Com a chegada da temporada mais fria do ano, surgem dúvidas em relação ao consumo de combustíveis pelos veículos. Afinal, os motoristas gastam mais gasolina e etanol com as temperaturas mais baixas?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quando a temperatura ambiente cai, a densidade do ar aumenta, exigindo mais gasolina para a combustão completa. Outros fatores também contribuem para o aumento do consumo. A pressão dos pneus cai 1% a cada 6 graus Celsius, o que aumenta o atrito de rolamento. Dias mais frios também fazem com que o motor gaste mais energia para alcançar a temperatura normal de trabalho.

Segundo José Debiasi, diretor de marketing e novos negócios da distribuidora de combustíveis ON Petro, isso pode aumentar a demanda por energia para o veículo se mover. “Um carro, por exemplo, que utiliza gasolina, vai precisar de mais energia do combustível para vencer a resistência devido à pressão nos pneus. Com isso, o consumo de combustíveis aumenta”, explica.

> Início do inverno no ES: a temperatura vai cair?

Além disso, o ar fica mais denso com o frio, dificultando a queima de combustíveis. “Um carro precisa da gasolina ou do etanol misturados às partículas do ar para que haja queima do produto dentro do motor e, com isso, o veículo possa funcionar. Quanto mais denso está o ar, maior será a quantidade de combustível necessária para o motor girar”, afirma.

No caso de carros com motor flex ou aqueles que utilizam apenas etanol, a situação pode ser mais complicada. Ainda que o preço do etanol seja menor em comparação com a gasolina, ele precisa de uma temperatura mais alta (cerca de 25°C) para o processo de combustão.

COMO EVITAR O AUMENTO NOS GASTOS DE COMBUSTÍVEL

Os motoristas podem reduzir o consumo de combustível deixando os veículos em garagens cobertas e, principalmente, em locais fechados. Especialistas da ON Petro explicam que, se o automóvel ficar exposto ao frio, especialmente nas manhãs de neblina e geada, o motor pode precisar de mais combustível. Portanto, é importante cobrir o automóvel com uma capa. Para aqueles que precisam usar estacionamento noturno, é aconselhável optar por locais cobertos.

Outra forma de preservar o automóvel é manter a calibragem dos pneus em dia. Pneus mal calibrados têm mais atrito ao se movimentar, aumentando a demanda por energia e, consequentemente, por gasolina e etanol. Além disso, é importante manter a manutenção do veículo em dia, incluindo óleo, filtros de ar e velas. Revisões inadequadas podem prejudicar o funcionamento das peças e aumentar o consumo de etanol e gasolina.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui