Dinheiro
De bicho-da-seda a escorpião: loja no ES tem produtos orientais exóticos
A Yaz Doceria Oriental oferece mais de 1 mil itens que atraem tanto os amantes da cultura oriental quanto os curiosos
Nos últimos anos, os brasileiros se renderam à cultura oriental. Pensando nisso e unindo ao seu amor pela cultura geek, Lukas Schultheiss decidiu abrir uma doceria oriental no Espírito Santo, recheada de produtos tradicionais e exóticos. A loja oferece desde larvas de bicho-da-seda em conserva, lámen mais picante do mundo, refrigerante de banana, balas de giló, feijão e arroz, até escorpião com chocolate. São mais de 1 mil itens que atraem tanto os amantes da cultura oriental quanto os curiosos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Quando assistia aos desenhos, queria experimentar os mesmos pratos que os personagens comiam. Via revistas e mangás e me perguntava por que Naruto comia lámen e Dragon Ball tinha Yaki Manju. Isso não fazia parte da minha realidade, então comecei a aprender a cozinhar esses pratos. Ao longo dos anos, me formei em várias áreas – jornalista, escritor, professor, cientista social e ator – e em todos os meus trabalhos, a comida sempre esteve presente. Então, fiz um curso de gastronomia oriental focado em confeitaria japonesa e coreana”, detalhou o empreendedor.
> Bosques de Cerejeiras do ES cancelam visitação este ano. Entenda!
Lukas Schultheiss começou com uma barraca em eventos de anime e k-pop, que cresceu rapidamente. Durante a pandemia do coronavírus, passou a produzir diversos produtos orientais, vendendo-os pela internet para todo o Brasil. Percebendo o interesse do público, viu a necessidade de procurar um espaço e foi assim que surgiu a ideia de abrir a loja. Há dois anos, inaugurou a Yaz Doceria Oriental no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. O sucesso foi tanto que, em seis meses, ampliou a loja. Cerca de um ano depois, a Yaz ganhou uma nova unidade no Shopping Moxuara, em Cariacica.
CONFEITARIAL ORIENTAL
A loja possui cerca de 1 mil produtos e toda semana há novidades chegando. A Yaz também aposta em produtos sazonais, como bolo da lua e chá de flores. São muitos doces e comidas típicas tradicionais de festividades que são comercializadas durante as épocas festivas. Além dos industrializados, também há variedades no cardápio produzido pelo próprio Lukas Schultheiss. Os produtos carro-chefe, segundo o empreendedor, são o moti e oniguiri, que não podem faltar na loja e chegam sempre fresquinhos.
> De cabana de luxo a trilha: veja o que conhecer em Afonso Cláudio
Segundo Schultheiss, os produtos mais exóticos atraem muitos curiosos, mas não chegam a ser os mais vendidos. A loja oferece uma variedade enorme, como larvas de bicho-da-seda em conserva, lámen mais picante do mundo, baratinhas do mar em conserva, refrigerante de banana, balas de giló, feijão, arroz, tomate, escorpião com chocolate e muito mais. É para agradar todos os gostos e paladares.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Outro cuidado do empreendedor com a loja foi criar um espaço de convivência. Além de ser um local de venda, ele quis que a loja também funcionasse como um ambiente de socialização. Para isso, separou um cantinho sem produtos expostos, replicando um cenário de dorama, com janela e mesa, onde as pessoas pudessem se sentir dentro de um dorama ou anime, transportadas para um sonho. Nesse espaço, os clientes podem ler um mangá ou simplesmente ficar em silêncio. Ele fez questão de incluir em ambas as lojas um ambiente acolhedor, onde todos se sentissem bem recebidos.
VEJA O VÍDEO DO BICHO DA SEDA
Ver essa foto no Instagram
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui