fbpx

Dinheiro

Conta de energia vai ficar mais cara. Entenda o motivo

O anúncio do reajuste na conta de energia foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica

Publicado

em

A conta de energia vai ficar mais cara no ES. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz terá um acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kW/h consumidos em julho. Esse aumento é resultado da ativação da bandeira tarifária amarela.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Aneel, a previsão de chuvas abaixo da média e a expectativa de maior consumo de energia justificam essa tarifa extra. O comunicado foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022. Foram 26 meses consecutivos com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor pode fazer escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos operacionais do sistema, diminuindo a necessidade de acionar termelétricas”, informou a Aneel.

A previsão de menor volume de chuvas e as temperaturas mais altas no país elevam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Assim, é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm um custo maior.

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia gerada, incentivando os consumidores a usarem a energia elétrica de forma eficiente. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias considera principalmente dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha (nos níveis 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a de maior custo e a verde a de menor.

Com informações da Agência Brasil 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui