fbpx

Dinheiro

Confira o ranking das empresas com mais reclamações no ES

Lista serve de parâmetro para o consumidor avaliar número de reclamações para escolher a melhor empresa e contratar os serviços

Publicado

em

Procon sempre divulga a lista no Dia Nacional do Consumidor. Foto: Divulgação

Procon sempre divulga a lista no Dia Nacional do Consumidor. Foto: Divulgação

O Procon-ES divulgou, nesta sexta-feira (15), uma lista com o ranking das empresas que receberam o maior número de reclamações em 2023. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas conta com processos analisados e concluídos pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor no período entre janeiro e dezembro do último ano. As principais queixas são relacionadas a descumprimento de contrato ou cobrança indevidas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como parte das ações do Dia do Consumidor, o Procon divulga todos os anos a lista de reclamações para levar ao público conhecimento de quais empresas desrespeitam os direitos dos consumidores e quais conseguem concluir as reclamações.

Neste ano, a Oi Móvel ocupa a primeira posição do ranking, com 67 reclamações. O maior número de contestações são relacionados a telefonia ou internet fixa e os pacotes da empresa. No último ano, a companhia havia ficado na segunda colocação.

> Concurso do Bandes tem inscrições reabertas; salários de até R$ 6,6 mil

O segundo colocado na lista é o Banco Pan, que acumulou 52 reclamações. Os clientes contestaram principalmente assuntos ligados a crédido consignado e RMC para beneficiários do INSS.

Após dois anos lierando o ranking, o Banco Bradesco ficou em terceiro colocado, com 42 reclamações. Cartão de Crédito/Cartão de Débito/Cartão de Loja foram os principais temas de reclamações registrados em 2023.

De acordo com o Procon, as principais queixas que envolvem os fornecedores líderes do cadastro no Procon-ES são: cobrança indevida, crédito consignado, produto ou serviço com vício de qualidade, alteração unilateral e descumprimento de contrato.

Top 10

  1. Oi Móvel: 67 reclamações
  2. Banco Pan: 52 reclamações
  3. Banco Bradesco: 42 reclamações
  4. Banco BMG: 41 reclamações
  5. Banco Itaú: 26 reclamações
  6. Telefônica Brasil – Vivo: 24 reclamações
  7. Claro S.A.: 21 reclamações
  8. Caixa Econômica Federal: 17 reclamações
  9. EDP ES: 14 reclamações
  10. Via Varejo: 14 reclamações

Cadastro de Reclamações Fundamentadas

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente pelos Procons estaduais e municipais, integrados ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor), do Ministério da Justiça. O próximo passo será a consolidação dessas publicações no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O documento apresenta o ranking de empresas nacionais e estaduais que mais desrespeitam os direitos dos consumidores e se os processos administrativos, formulados a partir de reclamações, foram ou não atendidos.

A reclamação é fundamentada quando apresenta algum indicativo de lesão ou ameaça aos direitos dos consumidores e o descumprimento das legislações vigentes. Quando o fornecedor soluciona o problema apresentado, depois de aberto o processo administrativo, ele é classificado como Reclamação Fundamentada Atendida. No entanto, se o fornecedor não apresenta nenhum tipo de solução, mesmo depois da abertura do processo administrativo, o processo é classificado como Reclamação Fundamentada Não Atendida.