Dinheiro
Concurso da PMES: decisão judicial muda regras de edital
Candidatos com HIV poderão participar de todas as etapas do concurso da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)

Formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2023, da Polícia Militar do Espírito Santo. Foto: Hélio Filho/Secom
Candidatos portadores do vírus HIV têm o direito de participar de todas as etapas do concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), conforme decisão liminar da Justiça. A medida foi tomada pela 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal de Vitória, após ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O MPES questionou a exigência de exames de sorologia para HIV como critério eliminatório no edital nº 001 – CFO/2024. A decisão judicial permite que os exames médicos sejam realizados, mas proíbe o uso do resultado como motivo para exclusão, assegurando que os candidatos avancem nas etapas seguintes.
A medida vale até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue definitivamente o Tema 1310, que discute a reforma ex officio de militares soropositivos. Caso a decisão judicial seja descumprida, a multa estipulada é de R$ 2.000 por dia, limitada a R$ 100.000.
Com a liminar, portadores do vírus HIV interessados no concurso têm a garantia de que poderão participar sem restrições relacionadas à sua condição de saúde.
