fbpx

Dinheiro

CNH gratuita para mulheres. Saiba como se inscrever no projeto

A iniciativa do Instituto Plano de Menina, com apoio da Chevrolet, está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto

Publicado

em

Projeto Elas na Direção, vai de oferecer mais de 170 CNHs gratuitas para meninas de todo o Brasil. Foto: Peter Fazekas/Pexels

Projeto Elas na Direção, vai de oferecer mais de 170 CNHs gratuitas para meninas de todo o Brasil. Foto: Peter Fazekas/Pexels

Entre jovens e adultos, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é vista como uma conquista para muitas pessoas. No entanto, esse sonho se torna distante para muitos, e principalmente, mulheres. Por exemplo, você sabia que no Brasil, segundos dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e da Secretaria Nacional de Trâncito (Senatran), apenas 35% das CNHs válidas são de mulheres? O baixo número reflete diversos esteriótipos e preconceitos reforçados ao longo dos anos. Tanto que, entre os mais de 2 milhões de habilitados que têm medo de dirigir, 80% são mulheres.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

 

Por conta desse cenário, uma iniciativa do Instituto Plano de Menina, com apoio da Chevrolet, está oferecendo uma oportunidade para mulheres de todo o Brasil tirarem sua carteira totalmente gratuita. Assumir a direção de um carro ou moto pode abrir a porta para muitas oportunidades na vida, como no mercado de trabalho e sendo uma fonte de renda, além de promover a sensação de independência.

 

De acordo com Viviane Duarte, do Plano de Menina, o intuito do projeto é ajudar as diversas mulheres a tomarem a direção de suas vidas. “Para que possamos mudar o cenário de poucas mulheres habilitadas, devido, principalmente, ao medo e falta de incentivo, promoveremos uma corrente de arrecadação para que todo o valor recebido seja investido em CNHs para que essas mulheres assumam a direção dos carros e de suas vidas”, diz.

Saiba quem pode participar

O projeto é direcionado exclusivamente para mulheres (cis, trans e travestis), que tenham acima de 18 anos e não possuam CNH. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro exige, a pessoa também precisa saber ler e escrever (independente do grau de escolaridade). A participante também deve possuir documento de identidade (RG, carteira de trabalho, etc), CPF e estar apta a comprovar endereço, com validade nos últimos 3 meses, sendo permitido conta de luz, telefone ou gás.

Como se inscrever

As inscrições estão disponíveis até o dia 27 de agosto. Para se inscrever é necessário preencher um formulário (https://forms.gle/YEU3b1bfFAwD1PwB8) e responder a todos os dados solicitados. Ao final, a candidato deverá responder as seguintes pergunta: “por que você quer tanto tirar sua primeira habilitação e como estar na direção pode ajudar a mudar sua vida ou da sua família?”.

A atenção a pergunta é muito importante! Pois segundo o edital, esse é o critério de desempate. “Caso o número de inscrições seja maior do que as CNHs disponíveis, o PLANO DE MENINA fará a seleção com base nas histórias de cada candidata, contemplando aquelas que terão maior impacto pessoal e/ou profissional ao obter a habilitação, cuja seleção será apreciada por um Comitê interno do Instituto”, explica o edital.

Vaquinha

Para ajudar o projeto e as diversas mulheres a conquistar sua CNH, há também a vaquinha para ajudar no projeto, é só acessar esse link para doar qualquer valor.

Serviço

Elas na Direção, Projeto do Instituto Plano de Menina, com apoio da Chevrolet