Dinheiro
Arrecadação do “Imposto de Herança” cresce 27% no Espírito Santo
O advogado Alexandre Dalla Bernardina destaca que o momento é oportuno para quem busca realizar o planejamento sucessório

Herança. Foto: FreePik
A arrecadação do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) cresceu 27% acima da inflação no Espírito Santo em 2024. O aumento ficou acima da média nacional, que foi de 13%.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O ITCMD é um tributo de competência dos estados, arrecadado diretamente por eles, mas algumas de suas regras dependem de decisões do Congresso Nacional.
No Espírito Santo, o governo manteve a alíquota única de 4% para o ITCMD em 2025. Conhecido como “imposto de herança”, o tributo incide sobre doações e heranças e é pago por quem recebe o bem ou direito.
A manutenção da alíquota fixa permite que contribuintes organizem o patrimônio e o planejamento sucessório antes da regulamentação da reforma tributária.
O advogado Alexandre Dalla Bernardina afirma que o momento é favorável para quem busca fazer o planejamento sucessório com menor custo.
“O fato de o Espírito Santo não ter elevado a alíquota do ITCMD neste ano prorroga o prazo para quem deseja realizar planejamento sucessório com a alíquota atual de 4%, uma das menores do país. A reforma tributária recentemente aprovada já permite a elevação das alíquotas pelos estados de forma progressiva até o limite máximo, que hoje é de 8%”, destaca.
Leia mais:
