Dinheiro
Apple lança iPhone 17 na próxima terça. Veja as novidades
Apresentação será na terça (9), em Cupertino. Expectativa é por iPhone 17 Air, novo Apple Watch e atualização de iPads

Lançamento do iPhone 17 será na terça-feira. Foto: Reprodução/Apple
A Apple confirmou para a próxima terça-feira (9) o evento em que costuma apresentar a nova geração de iPhones. A edição de 2025 deve trazer novidades de design e também atualizações em outros produtos da marca.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a imprensa especializada, a linha iPhone 17 ganhará uma versão mais fina. O modelo será chamado iPhone 17 Air, em referência ao iPad Air e ao MacBook Air. A estratégia reforça o padrão de nome usado em outros dispositivos da companhia.
Além do novo smartphone, a expectativa é pela apresentação da próxima geração do Apple Watch. Os iPads Pro também devem ganhar melhorias, assim como o Apple Vision Pro, lançado em 2024.
O evento foi batizado de “Awe dropping” pela Apple, expressão que pode ser traduzida como “de cair o queixo”. A transmissão ocorrerá direto da sede da empresa, em Cupertino, Califórnia, a partir das 14h, no horário de Brasília.
Como deve ser o iPhone 17
De acordo com a Bloomberg, a Apple deve anunciar o iPhone 17 Air com apenas 5,5 milímetros de espessura. Para comparação, o iPhone 16 possui 7,8 milímetros. O site MacRumors aponta que a empresa não deve lançar a versão 17 Plus neste ano. O modelo Air ocuparia o lugar da linha, mas com proposta diferente.
O novo celular deve trazer tela de 6,6 polegadas e notch interativo Ilha Dinâmica, presente nos aparelhos mais recentes. Apesar do tamanho reduzido, a Bloomberg afirma que a bateria deve manter desempenho semelhante ao dos modelos tradicionais.
Assim como o iPhone 16e, o 17 Air pode ter apenas uma câmera traseira, de 48 megapixels de resolução. O portal The Verge sugere ainda que o aparelho pode não contar com entrada para chip físico, aceitando apenas eSIM. O preço estimado é de US$ 900 nos Estados Unidos, cerca de R$ 4.900 na cotação atual.
Já os modelos 17 Pro e Pro Max devem receber mudanças visíveis na parte traseira para acomodar o conjunto de câmeras. Segundo o The Verge, eles devem contar com câmera frontal de 24 megapixels, além do processador A19 Pro. O CNET destaca ainda que os novos Pro e Pro Max podem trocar o corpo de titânio por alumínio, o que deixaria os aparelhos mais leves.
Outros lançamentos
O Apple Watch Series 11 pode ser apresentado no dia 9 de setembro com novidades na tela, segundo o CNET. O painel deve ser mais brilhante e, ao mesmo tempo, consumir menos bateria. No entanto, mudanças no design não são esperadas.
Entre os novos recursos, o dispositivo pode ganhar uma função para alertar o usuário sobre sinais de pressão alta. Já o Watch Ultra 3 deve ter tela maior e suporte para envio de mensagens de texto via satélite.
O Apple Watch SE 3, modelo mais acessível, pode estrear com visual renovado. O The Verge afirma que a equipe de design da Apple não estaria satisfeita com a aparência e os materiais usados na versão atual. Apesar disso, os relógios não devem ter grandes melhorias de desempenho.
O site 9to5Mac aponta ainda que os AirPods Pro 3 podem ser revelados no mesmo evento. A linha deve estrear com um estojo premium chamado “TechWoven”, feito em tecido. Além disso, o Verge sugere que os fones podem ganhar monitoramento da frequência cardíaca, recurso presente nos Beats Powerbeats Pro 2.
A Apple também deve atualizar os óculos Apple Vision Pro, que podem chegar com novo processador e alça mais confortável. Um novo iPad Pro, com processador M5 e melhorias nas câmeras, também é esperado.
O Verge destaca ainda que a empresa deve apresentar novidades sobre o Apple Intelligence, sistema de inteligência artificial que integra o ChatGPT aos dispositivos. Além disso, a companhia deve anunciar a data de lançamento do iOS 26 para todo o público.
