Dia a dia
Yamaguchi Falcão retorna aos ringues com vitória em Cariacica
A Copa Touro Moreno foi realizada na Matrix Music Hall e marcou o retorno triunfante do atleta

Yamaguchi Falcão vence a grande luta da noite, após voltar aos ringues. Foto> divulgação
A Copa Touro Moreno, realizada no último sábado (12) na Matrix Music Hall, marcou o retorno triunfante de Yamaguchi Falcão aos ringues, em uma emocionante noite dedicada a seu pai, o lendário treinador e boxeador Touro Moreno, que completou 86 anos no dia 13 de julho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Organizado pela Associação de Boxe do Espírito Santo, com apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado, o evento reuniu grandes nomes do boxe nacional, entre eles o tetracampeão mundial Popó (Acelino Freitas), que foi muito tietado pelo público e fez questão de participar da homenagem. A cerimônia contou ainda com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Esportes, José Carlos Nunes. A entrada foi gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, com arrecadação destinada a instituições locais.
Casagrande, que subiu ao ringue antes do início das lutas, foi homenageado pela Associação de Boxe e destacou: “O Estado vê o esporte como política pública. O esporte traz o caminho certo para as pessoas”.
Noite de vitórias e emoção no ringue
Com lutas amadoras e profissionais, a noite foi marcada por técnica, garra e emoção. O grande destaque foi a vitória de Yamaguchi Falcão sobre Sérgio Dantas, em um duelo eletrizante na categoria até 82 kg. “É uma vitória muito importante pra mim e pra minha família, é como um recomeço. E em uma noite de homenagem para meu pai, é mais especial ainda. Ele nunca teve uma homenagem na vida, no esporte”, declarou o medalhista olímpico.
Antes da luta, Yamaguchi já havia emocionado o público: “É uma grande honra competir nesse momento especial, no dia do aniversário dele, representando o Touro Moreno e a minha família. Obrigado por terem vindo”.
O próprio Touro Moreno subiu ao ringue para receber os parabéns e um bolo, e agradeceu ao público: “Muita felicidade estar aqui. É um dos melhores aniversários da minha vida”.
Popó cobra apoio ao boxe capixaba
Durante o evento, Popó fez um apelo por mais reconhecimento aos atletas do Espírito Santo: “Aqui tem dois medalhistas olímpicos, prata e bronze, e precisam de reconhecimento. Ver o Yamaguchi hoje, trabalhando de Uber… não é que seja ruim, mas o Estado tem que ajudar. Quando ele ganha medalha, ele representa o Brasil e o Espírito Santo”, disse, sob aplausos.
Jovem promessa e tradição familiar
Também presente, Yuri Falcão, de 22 anos, neto de Touro Moreno e atleta da seleção brasileira permanente, exibiu a medalha de ouro conquistada recentemente na World Boxing Cup Finals, no Cazaquistão. “Ver meu tio lutando de pertinho aqui no Brasil é de muita alegria”, disse. Yuri ainda destacou a importância do avô: “Meu avô é o que sustenta nossa família. Basta uma palavra dele que tudo fica bem.”
Resultados das lutas
Amadoras
-
Vitor Hugo (Nunes Tem) venceu Davi Bettcher (R-Boxe) – 57 kg
-
Henrique Quebra Ossos (Monkilla Team) venceu Gabriel Silva (Antônio Boxe Tem) – 65 kg
-
Quemoel Borges (R-Boxe VV) venceu Gutierrez Gomes (R-Boxe Vix) – 75 kg
Profissionais
-
Pablo Maia Suricato (ES) venceu Anderson dos Santos (BA) – 63,5 kg
-
Ronald Ribeiro (ES) venceu Wellington dos Santos (BA) – 57,2 kg
-
Luciano Falcão (ES) venceu Alexandre Tyson (RJ) – 90,7 kg
-
Yamaguchi Falcão (ES) venceu Sérgio Dantas (BA) – 82 kg
O presidente da Associação de Boxe do Espírito Santo, Ronaldo Ribeiro, celebrou o sucesso do evento: “Depois de 15 anos, conseguimos realizar a Copa Touro Moreno. Foi um espetáculo, com lutas eletrizantes e a vitória do Yamaguchi fechando com chave de ouro”. Ele também vibrou com a estreia vitoriosa do filho, Ronald Ribeiro, no boxe profissional.
