Dia a dia
WhatsApp lança ferramenta que dificulta vazamento de conversas
Nova função impede exportar conversas, bloqueia mídias automáticas e desativa recursos de inteligência artificial da Meta

Novidade do WhatsApp tem o objetivo de proteger discussões sensíveis em grupos. Foto: Divulgação
O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (23) uma nova ferramenta de privacidade chamada privacidade avançada. A função já começou a ser liberada e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A novidade vale tanto para conversas individuais quanto para grupos. Quando ativada, a opção impede o repasse de informações para fora do aplicativo. Dessa forma, funções como exportar chats e baixar mídias automaticamente ficam bloqueadas.
Segundo o WhatsApp, ao ativar a nova função, os recursos de inteligência artificial da Meta — como o Meta AI — também serão desativados. A intenção da plataforma é oferecer aos participantes “mais confiança de que o conteúdo não sairá dali”.
Na prática, a ferramenta impede que usuários exportem o conteúdo das conversas em um arquivo de texto. Essa ação, antes disponível, permitia copiar todas as mensagens, inclusive arquivos compartilhados. Agora, com a nova funcionalidade ativada, essas opções deixam de funcionar.
A ativação é simples. Basta tocar sobre o nome do contato ou do grupo e escolher a opção “Privacidade avançada da conversa”. De acordo com a empresa, essa é apenas a primeira versão do recurso. Com o tempo, o WhatsApp pretende adicionar novas camadas de proteção.
Em publicação no blog oficial, a plataforma explicou que o objetivo é proteger principalmente discussões sensíveis em grupos. “Acreditamos que essa configuração será especialmente útil para grupos em que talvez você não conheça todos os membros, mas ainda discute temas sensíveis, como conversas sobre questões de saúde em grupos de ajuda ou discussões para mobilizar sua comunidade para ações importantes”, destacou o WhatsApp.
