Dia a dia
Vitória vira capital do cinema com festival gratuito e 100 filmes
Festival de Cinema de Vitória exibe 90 filmes em competição, homenageia Ney Matogrosso e Verônica Gomes e promove sessões especiais

Cena do curta Arame Farpado, exibido na 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do Festival de Cinema de Vitória. Foto: Divulgação
Por seis dias, a cidade de Vitória se transforma em vitrine para a produção audiovisual brasileira. A 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV) acontece de 19 a 24 de julho, com sessões gratuitas no Sesc Glória, no Centro da capital. Na programação, estão 106 obras, entre curtas, longas e episódios de animação — incluindo produções capixabas, debates com realizadores, sessões temáticas e homenagens a Ney Matogrosso e à atriz Verônica Gomes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o festival conta com patrocínio da Petrobras e apoio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, via Lei de Incentivo à Cultura.
Mostras competitivas e programação especial
Nesta edição, o FCV exibe 90 filmes em 11 mostras competitivas. São 85 curtas e 5 longas de diferentes gêneros, com obras realizadas entre 2024 e 2025. Entre as categorias estão cinema ambiental, cinema e negritude, mulheres no cinema, videoclipes, cinema fantástico e produções capixabas. As sessões acontecem à tarde nas salas Marien Calixte e Cariê Lindenberg e à noite no Teatro Glória, sempre com entrada franca.
Os filmes concorrem ao Troféu Vitória. A escolha dos premiados será feita por júri técnico e também por voto popular, ao fim de cada sessão.
Além das mostras em competição, o festival promove sessões especiais com longas capixabas seguidos de debates com diretores e equipe, e uma exibição comemorativa de episódios da série animada Irmão do Jorel, que celebra 10 anos.
Ney Matogrosso e Verônica Gomes são homenageados
O artista Ney Matogrosso será homenageado na Sessão de Encerramento com a exibição de Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), no qual interpreta o personagem principal. A diretora do filme, Helena Ignez, estará presente na sessão.
Já a homenageada capixaba é Verônica Gomes, atriz, diretora e produtora com trajetória marcante na cena cultural do Espírito Santo. Estrelando o longa Margeado, de Diego Zon, Verônica será celebrada na cerimônia de abertura, no sábado (19).
Festival valoriza produção capixaba
Mais de 30 produções capixabas integram a programação, tanto nas mostras competitivas quanto nas sessões especiais. Os destaques locais incluem os longas Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão, Game Girls, de Saskia Sá, e Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin.
Há ainda espaço para a memória cultural, com curtas que revisitam marcos históricos do estado, como a Praia do Suá e Guarapari.
Acesso gratuito
Toda a programação é gratuita. Os ingressos para as sessões no Sesc Glória devem ser retirados uma hora antes de cada exibição ou por meio de link a ser divulgado. As cerimônias de abertura e encerramento terão retirada exclusivamente on-line.
Além das sessões de cinema, o público pode participar dos debates com realizadores, conduzidos pela pesquisadora e crítica Viviane Pistache, sempre às 10h, no Hotel Senac Ilha do Boi. A programação completa está disponível nas redes do Festival de Cinema de Vitória.
LEIA MAIS:
