Dia a dia
Vitória tem o novembro mais chuvoso desde 2013
Segundo Inmet, tempo deve permanecer instável e com chuva, em todo o estado, até quinta-feira

Tempo deve ficar instável até quinta-feira na Grande Vitória. Foto: Chico Guedes
Novembro deste ano já é considerado o mês mais chuvoso desde 2013 em Vitória, quando foi registrado 351,1mm de chuva. Do início do mês até segunda-feira (18), o total de chuva acumulada já era de 259,5mm, 18% acima da média mensal, de aproximadamente 220mm, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). E o tempo deve permanecer instável no estado, com previsão de mais chuva até quinta-feira (21).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Mais de mil pessoas estão desalojadas em Viana
Nesta terça, a previsão é de muita nebulosidade em todo o Espírito Santo, com pancadas de chuva ao longo do dia, concentradas em maior volume na Grande Vitória. Nas outras regiões, deve chover de forma moderada a fraca. Há risco de raios e de rajadas de ventos de até 60 Km/h. Amanhã e quinta-feira, a previsão se mantém. Já na sexta-feira, as áreas de instabilidade sobre o território capixaba ficam mais fracas, e o sol volta a aparecer no litoral Sul.
De acordo com o Climatempo, também está prevista a passagem de uma nova frente fria na próxima semana, deixando o tempo mais instável, com pancadas de chuva de domingo (24) até a próxima quarta-feira (28).

Com a chuva, buracos começam a aparecer no asfalto. Foto: Chico Guedes
Desalojados e desabrigados
Apesar da chuva continuar caindo no Espírito Santo, a Defesa Civil Estadual informou ontem, em nota, que o estado passou da condição de “alerta” para “atenção”. Nos municípios capixabas, 290 pessoas estão desalojadas e 205 desabrigadas, segundo o boletim divulgado na manhã de ontem.
Já o secretário de Defesa Civil de Viana, coronel Alexandre Ramalho, em entrevista à BandNews FM ES, disse que só no município, mais de 1 mil pessoas estão desalojadas. “Fechamos as portas do abrigo no domingo, por não haver mais desabrigados. Em contrapartida, hoje (ontem) o número de desalojados passa de mil pessoas, que buscam refúgio em casas de parentes e amigos”, afirmou o coronel.
A cidade adiou ontem a abertura das luzes de Natal Brilho e Luz, marcada para hoje. Uma nova data será divulgada pela prefeitura.

Viana tem mais de 1 mil pessoas desalojadas, segundo o município. Foto: Divulgação
Asfalto
A chuva contínua também tem revelado um recorrente “inimigo” dos motoristas: os buracos no asfalto. Quem trafega na Reta da Penha e na avenida Fernando Ferrari, por exemplo, já percebeu que eles voltaram. A prefeitura de Vitória explicou que as equipes da Central de Serviços reforçaram a operação tapa-buracos na capital após as fortes chuvas. Mesmo com o tempo instável, os trabalhos são feitos diariamente.
Santa Leopoldina
Nesta segunda foi confirmada a morte do menino Lourenço Caus, 6 anos, que estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular de Vitória desde a última quinta-feira.
Lourenço foi soterrado com a família após um deslizamento de terra em Santa Leopoldina, na região Serrana, atingir a casa onde a família morava. A morte foi confirmada pelo hospital. Mãe e filho foram resgatados com vida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e do Notaer (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo). O pai foi encontrado morto sob os escombros. A mãe do menino continua internada.
