fbpx

Dia a dia

Vitória reduz homicídios em 49% e mortes no trânsito em 41%

Dados de janeiro a julho mostram queda nos principais crimes e acidentes, reflexo de ações integradas da Guarda Municipal e monitoramento

Publicado

em

Guarda Municipal de Vitória

Guarda Municipal de Vitória. Foto: Jansen Lube

Vitória registrou, entre janeiro e julho de 2025, a maior redução dos últimos anos em homicídios. Foram 22 casos neste ano, contra 43 no mesmo período de 2024 — uma queda de 49%. Em 2023, haviam sido 49 ocorrências.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ações de inteligência e videomonitoramento em conjunto com a atuação da Guarda Municipal têm auxiliado na prevenção e resposta rápida a ocorrências. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), a estratégia tem resultado em redução de diversos crimes e também em acidentes.

Roubos e mortes no trânsito também diminuem

Os roubos a comércio caíram 70%, passando de 85 em 2024 para 25 em 2025. Já os roubos em transporte coletivo recuaram 43% em relação ao ano passado e 72% se comparado a 2023: foram 120 casos neste ano contra 209 em 2024 e 439 em 2023.

Nas ruas, o trânsito também ficou menos violento. Os acidentes com vítimas caíram de 308 para 296. O dado mais expressivo, no entanto, é a queda nas mortes: de 29 para 17 — redução de 41%, número que destaca Vitória entre os municípios do Estado.

Medidas estruturais impulsionam resultados

O prefeito Lorenzo Pazolini atribui os dados à atuação integrada da Guarda. “Vitória está entre as capitais mais seguras do país porque escolheu planejar, agir com inteligência e colocar a vida das pessoas em primeiro lugar”, declarou.

Além disso, a Semsu destaca que o Cerco Inteligente de Segurança, a modernização da Central de Videomonitoramento e o reforço das equipes táticas são parte do conjunto de ações que sustentam os resultados.

De acordo com o secretário Amarilio Boni, o município colhe os frutos de uma política de segurança com foco na tecnologia e valorização dos servidores.

Monitoramento, inteligência e valorização

A cidade conta hoje com 1.142 câmeras espalhadas em pontos estratégicos. Também foram adquiridos drones, softwares com inteligência artificial e veículos blindados. A estrutura da Guarda foi ampliada, com bases reformadas e previsão de 100 novos agentes ainda em 2025.

Outro avanço é a atuação da recém-criada Gerência de Inteligência da Guarda, que compartilha informações com outras corporações e embasa operações integradas com a Polícia Militar e Civil.

Furtos de veículos em queda

Mesmo com pequena oscilação em relação a 2023 (de 337 para 307 furtos), o comparativo com o ano passado mostra avanço: em 2024, foram 384 ocorrências. A queda de 20% é reflexo da ampliação do patrulhamento em áreas críticas e do uso de ferramentas tecnológicas, como leitores automáticos de placas.

Segurança além da repressão

Além da repressão direta ao crime, a Prefeitura de Vitória mantém ações educativas, como campanhas de paz e educação para o trânsito. Para a gestão municipal, a combinação entre prevenção, presença ativa e investimento em inteligência tem sido decisiva para os bons resultados.

LEIA TAMBÉM: