fbpx

Dia a dia

Vitória pode obrigar prédios a oferecer cadeira de rodas

Projeto aprovado na Câmara exige cadeira de rodas em prédios com mais de dois andares, mas medida ainda aguarda sanção do prefeito

Publicado

em

Cadeira de rodas

Cadeira de rodas. Foto: FreePik

Condomínios residenciais, comerciais e recreativos com mais de dois pavimentos em Vitória podem ser obrigados a disponibilizar ao menos uma cadeira de rodas para o transporte de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou dificuldades de locomoção. A medida, que também contempla o uso em situações de emergência, está prevista no Projeto de Lei 185/2022, aprovado nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal, e ainda aguarda sanção do prefeito.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A proposta é de autoria do vereador Armandinho Fontoura. Pelo texto aprovado, será responsabilidade dos condomínios manter o equipamento em condições de uso, disponibilizá-lo em local de fácil acesso e informar sua existência com avisos nas portarias e áreas comuns.

Acessibilidade como prioridade

Durante a votação, o autor do projeto destacou que a medida busca garantir mais acessibilidade e segurança para a população. “Queremos garantir dignidade, respeito e segurança àqueles que mais precisam. Para quem enfrenta dificuldades de mobilidade, isso é uma necessidade básica”, afirmou Armandinho.

Ele também lembrou que o envelhecimento da população exige iniciativas práticas. “As pessoas com mobilidade reduzida precisam de medidas simples, como essa. Não se trata de um custo elevado para o condomínio, mas de um cuidado que pode fazer diferença na vida de muita gente”, completou.

Se sancionada, a nova regra valerá para todos os prédios com mais de dois andares, independentemente de sua finalidade.

LEIA MAIS: