Dia a dia
Vitória: moradores festejam mudanças no trânsito sugeridas por eles
O projeto da associação de moradores foi criado há 10 anos, mas só agora foi colocado em prática em Vitória
Depois de 10 anos, um projeto para melhorar o trânsito na Enseada do Suá e facilitar o acesso à Terceira Ponte, em Vitória, finalmente começou a ser colocado em prática.
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Na época, o estudo foi desenvolvido pela Associação de Moradores, Empresários e Investidores do bairro (Amei) e a principal mudança era criar rotas para acessar a via que liga a Capital ao município de Vila Velha.
Entre as sugestões, está a retirada do fluxo de entrada para a Terceira Ponte da Rua Clóvis Machado e levar para João Batista Parra, que fica entre a Enseada e a Praia do Suá. Outra ideia foi fazer com que, ao invés de entrar no bairro Praia de Santa Helena para acessar a ponte, a entrada fosse pela avenida Desembargador dos Santos Neves.
“A primeira já está em fase de obras, e a segunda está na mesma licitação, mas vai ficar mais para o final. Essas são as maiores mudanças, mas obviamente tem outras sugestões menores que impactam o trânsito como um todo”, explicou o presidente da associação, Eduardo Borges.
Borges explicou ainda que outras alterações foram sugeridas, entre elas, no acesso à Ilha do Boi e um novo retorno na Praça dos Desejos. “Conversamos com muita gente para chegar ao projeto final, tanto com as associações como as prefeituras”, destacou.
Plano de Mobilidade
O plano, que promete melhorar a fluidez do trânsito nos acessos da Terceira Ponte, em Vitória, começou a sair do papel. Serão 21 modificações, começando pela Avenida Desembargador Santos Neves. O secretário Municipal de Obras, Gustavo Perin, em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, disse que a intenção é implementar modificações para melhorar a fluidez e atender antigas reivindicações das comunidades da Praia do Suá, Praia do Canto e Ilha do Boi.
“Primeiramente, vamos transformar a Dukla de Aguiar em um acesso exclusivo para a Terceira Ponte. Atualmente, essa avenida tem sentido duplo, mas vamos ajustá-la para que sirva exclusivamente para quem vai entrar na Terceira Ponte”, esclareceu o secretário.
A partir da reforma, a Dukla de Aguiar passará a ter maior capacidade de faixas, facilitando o fluxo contínuo para a Terceira Ponte. A interseção da avenida Desembargador Santos Neves também será ampliada, e ajustes geométricos serão feitos para otimizar o trânsito. Outra modificação significativa ocorrerá na Praça do Cauê. A praça, que atualmente sofre com estrangulamentos de tráfego devido à presença de árvores e uma configuração viária antiquada, será remodelada para permitir três faixas de circulação, melhorando o acesso a partir da Reta da Penha e outras vias.
O projeto contempla ainda um novo acesso à Ilha do Boi, permitindo que veículos que descem da Terceira Ponte tenham uma rota direta pela avenida Humberto Martins. Essa mudança visa aliviar o tráfego na região da Curva da Jurema e melhorar a mobilidade local, especialmente durante eventos que bloqueiam acessos atuais. Pequenos ajustes geométricos serão feitos no acesso à Ilha do Frade, embora essa área tenha menos demandas urgentes.
O investimento total do projeto é de cerca de R$ 44 milhões, incluindo a requalificação asfáltica de vias que não recebem manutenção há mais de 15 anos. “Implementaremos as mudanças em etapas, com um prazo total de execução de cerca de um ano, mas esperamos concluir tudo em oito meses. A requalificação viária será realizada preferencialmente à noite para minimizar impactos no trânsito”, garantiu o secretário.
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