Dia a dia
Vitória estuda elevar ponte e criar ciclovias sobre as águas
As obras de reurbanização fazem parte do projeto do Canal de Camburi, em Vitória

Projeto da orla no Canal de Camburi, em Vitória. Foto: Reprodução/PMV
Um estudo técnico vai avaliar a viabilidade estrutural da elevação da ponte de Camburi, em Vitória. A informação foi destacada pelo secretário municipal de Obras, Gustavo Perin. A reurbanização faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que prevê calçadões para pedestres e ciclovias suspensas sobre a água.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A elevação da ponte é analisada para a passagem de barcos pelo local, mas segundo Perin não há qualquer decisão tomada sobre modificações na estrutura. O que está sendo feito, segundo a prefeitura, é um estudo para entender se há ou não essa possibilidade.
A análise ocorre no contexto das obras de requalificação da orla do Canal de Camburi, que fazem parte do programa Vitória de Frente para o Mar. O projeto está em andamento e prevê uma transformação completa da região, com implantação de marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e a construção de uma travessia para pedestres entre as margens.
A nova orla vai contemplar bairros como Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luiza e Pontal de Camburi, conectando o norte e o sul da cidade. A urbanização cobre um trecho de 3,3 quilômetros com cerca de 32 mil metros quadrados de área construída sobre as bordas do canal. O projeto inclui calçadões para pedestres e ciclovias suspensas sobre a água.
Na margem norte, haverá uma praça para eventos com arquibancada. Já na margem sul, o plano prevê a construção futura de duas edificações comerciais e uma peixaria, além de uma passarela para ligar Santa Luiza e Pontal de Camburi.
“O projeto de urbanização tem como objetivo abrir o canal para moradores e turistas por meio da criação de equipamentos e espaços de uso público e lazer. Será mais um espaço de lazer e contemplação na capital. A nova orla de São Pedro já é um sucesso e terá essa ligação com o Canal de Camburi, passando por Andorinhas, que também está passando por requalificação”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perin.
Além de promover lazer e mobilidade, para a prefeitura, o Vitória de Frente para o Mar também aposta no fomento à economia local, com a criação de novos espaços para restaurantes, pontos de pesca e comércio, estimulando o turismo e gerando oportunidades de renda para os moradores da capital.
Com investimento de R$ 219,9 milhões, a proposta é aproximar a cidade do mar com espaços públicos modernos e acessíveis. Para o prefeito Lorenzo Pazolini, a obra tem papel estratégico no futuro econômico da capital. “Estamos preparando Vitória para mitigar os efeitos da Reforma Tributária, fortalecendo o turismo e criando oportunidades de renda”, declarou.
O projeto inclui ainda locais para apresentações culturais, prática de esportes e atracação de embarcações. A reurbanização deve transformar o canal em um novo eixo de mobilidade e lazer, valorizando a paisagem natural e o uso social da orla.
