Dia a dia
Vitória está fora de consórcio para compra direta de vacinas
Segundo a Frente Nacional de Prefeitos, que encabeça iniciativa, além de Vitória, Macapá (AP) e Natal (RN) são as únicas capitais brasileiras que não manifestaram interesse pela aquisição dos imunizantes
Vitória está entre as três únicas capitais brasileiras que não se manifestaram sobre a compra direta de vacinas contra a covid-19. Segundo levantamento da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), entidade que lidera o consórcio público dos imunizantes, apenas seis dos 78 municípios capixabas sinalizaram interesse pela compra. São eles: Serra, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Ibitirama.
Em seu site, a FNP explica que para aderir à iniciativa, bastava a prefeitura preencher um formulário específico, sem nenhum custo, até a presente data (5). Pelo cronograma apresentado, os municípios que aderiram à campanha deverão agora aprovar uma lei municipal que autorize o processo de compra. A minuta da mesma, com justificativa, será disponibilizada no site da entidade nesta sexta, às 16h.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A lei, por sua vez, deverá ser enviada, já aprovada pela Câmara de Vereadores e prefeito, para o email [email protected] até o dia 19 de março. A previsão é que os gestores municipais se reunam no dia 22, às 15h, para a instalação da Assembleia do Consórcio.
Até o presente momento, 1.703 cidades, dentre as quais 23 capitais, formalizaram o interesse em compor o consórcio público. De acordo com a entidade, o grupo soma mais de 125 milhões de habitantes. No Espírito Santo, são 876.289 pessoas.
Em nota publicada em seu Twitter, a FNP ressalta que os municípios que ainda não manifestaram interesse pelo consórcio ainda poderão participar da compra. “Qualquer município brasileiro poderá ser integrante, inclusive após a fundação do consórcio, que terá sua primeira assembleia no dia 22/3”.
Vitória vai realizar compra
Procurada para comentar o assunto, a prefeitura de Vitória informou que participou da reunião da Frente Nacional de Prefeitos e que o município tem interesse na aquisição de vacinas pelo consórcio, tendo um papel complementar ao do Ministério da Saúde e ao Estado do Espírito Santo quanto às políticas públicas de saúde. A previsão é que a adesão aconteça nos próximos dias, segundo informou a secretaria de Saúde da capital.
Cariacica, que também não está na lista, disse que manifestou interesse pela compra.
Mais informações no site da FNP.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui