Dia a dia
Vitória chega a 70 dias sem homicídios e alcança marca histórica
Capital não registra mortes violentas desde 17 de março, segundo dados do Observatório de Segurança Pública

Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, que opera com mais de 1.100 câmeras espalhadas pela cidade. Foto: Leonardo Silveira
Vitória atingiu nesta segunda-feira (26) a marca de 70 dias consecutivos sem homicídios. O dado foi confirmado pelo Observatório de Segurança Pública e representa o maior período sem mortes violentas na capital desde que a medição passou a ser feita.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O último homicídio registrado na cidade ocorreu no dia 17 de março. Desde então, o município vem intensificando ações de patrulhamento, monitoramento por câmeras e operações em pontos considerados críticos.
A cidade conta atualmente com 1.142 câmeras, além do uso de drones, softwares de inteligência artificial e veículos blindados. Segundo a Guarda Municipal, o trabalho de inteligência tem ajudado a antecipar situações de risco e apoiar as forças policiais.
Ações de segurança e impacto nas ruas
De acordo com a prefeitura, o patrulhamento tem sido reforçado, especialmente em regiões com maior incidência de crimes. Operações para coibir circulação de veículos irregulares e motocicletas também fazem parte da estratégia.
Ao mesmo tempo, agentes intensificaram a fiscalização de motoristas que combinam álcool e direção, além de ações educativas em escolas, com foco na prevenção da violência.
A previsão, segundo a Secretaria de Segurança Urbana, é que 100 novos guardas municipais sejam contratados até o fim deste ano.

Ações de fiscalização da Guarda de Vitória reforçam o patrulhamento e a abordagem de veículos em pontos estratégicos da cidade. Foto: Jansen Lube
Programas sociais e educação também são aposta
O município também ampliou o número de escolas em tempo integral — são 41 atualmente. A estratégia, segundo a gestão, busca reduzir a evasão escolar e oferecer atividades no contraturno como esporte, cultura e reforço escolar.
Na área social, programas como o Vix + Cidadania, ações de geração de renda e combate à fome atendem famílias em situação de vulnerabilidade.
Prefeitura e forças de segurança avaliam os resultados
Para o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, o resultado reflete o impacto de ações conjuntas. Ele afirma que o uso de tecnologia, a valorização da Guarda Municipal e o trabalho integrado com outras forças contribuíram para o cenário atual.
O prefeito Lorenzo Pazolini também destacou que o fortalecimento da Guarda, aliado a políticas sociais e educacionais, tem influência direta na redução dos índices de violência.
LEIA MAIS:
