Dia a dia
Vitória a Minas: Cariacica some até de aviso em viagem de trem
Um aviso na chegada do passageiros informa que a estação Pedro Nolasco, em Jardim América, fica na “Grande Vitória”

No site da Vale, o nome da Ferrovia consta como Vitória a Minas, mesmo a estação inicial da viagem ser em Cariacica. Foto: Reprodução
A polêmica envolvendo Cariacica ganhou mais um capítulo. Depois de o prefeito Euclério Sampaio tentar barrar o show da dupla sertaneja Jorge e Mateus, o município também deixou de ser citado nas viagens de trem da ferrovia Vitória-Minas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O nome da linha já começa pelo destaque dado à capital capixaba, mesmo que a viagem para Belo Horizonte inicie na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica.
Para quem desembarca pelo mesmo trecho, a situação se repete. O aviso de chegada anuncia apenas a parada na “Grande Vitória”, sem mencionar a cidade onde a estação está localizada.
Em um vídeo publicado no canal Comendo o Mundo, dos influenciadores Raphael Pontes e Gustavo Cavalcanti, é possível ouvir o alerta: “Última parada, estação Pedro Nolasco, na Grande Vitória”.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de o município integrar a Região Metropolitana, em nenhum momento os passageiros são informados de que a estação fica, de fato, em Cariacica.
Nos comentários, internautas ampliaram a polêmica. Um deles ironizou: “Quando o trem chega a Minas, eles falam ‘Grande Belo Horizonte’?”.
Outra seguidora destacou que a informação deveria ser mais precisa. “Imagina estar viajando e ouvir: última parada, estação Pedro Nolasco, localizada no bairro Jardim América, em Cariacica, no Espírito Santo. Para quem vem de fora, essa informação faz toda a diferença. Receptividade começa com pequenos detalhes e informação clara.”
Já outro internauta brincou e usou o bom humor para reacender a polêmica. “Agora só falta o prefeito proibir o trem de parar na estação”, afirmou.
A reportagem do portal ES360 procurou a Vale, responsável pela operação da ferrovia, mas a empresa informou que não irá se pronunciar sobre a polêmica.
Show em Cariacica
A ausência do nome de Cariacica no anúncio da ferrovia acontece em meio a outra polêmica recente. O prefeito Euclério Sampaio chegou a vetar a realização do show de Jorge e Mateus no Estádio Kleber Andrade, alegando que a divulgação nacional trazia a apresentação como se fosse em Vitória.
Após negociação, a prefeitura e os organizadores entraram em acordo, e o evento foi confirmado para o dia 18 de outubro, em Cariacica.
