Dia a dia
Alça da Terceira Ponte vai ganhar mural artístico
A ideia é transformar o espaço em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A pintura do painel a céu aberto terá início na próxima quarta-feira
A alça da Terceira Ponte, em Vila Velha, receberá uma intervenção artística inspirada por murais como os do Wynwood Walls, em Miami, e do Street Art Museum, em São Petersburgo. A ideia é transformar o espaço em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A pintura do painel a céu aberto terá início na próxima quarta-feira (22).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a realização do Estúdio Medusa e idealizado pela Locomotipo, o projeto celebra a riqueza histórica e cultural de Vila Velha, destacando elementos icônicos que permeiam a identidade da cidade. Desde o Farol de Santa Luzia até o Convento da Penha, passando pela representação da figura histórica do Frei Pedro Palácios e do indígena, até a influência africana na cultura do Congo e do renomado artista Homero Massena, cada detalhe do mural reflete séculos de história e tradição.
ARTE URBANA EM VILA VELHA
A montagem dos andaimes já está sendo finalizada, e, nesta quarta-feira (15), começa a limpeza minuciosa da pedra. O trabalho será realizado por quatro artistas, cinco dias por semana, durante oito horas diárias. Para garantir a segurança, serão utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para trabalho em altura, incluindo cinto de paraquedista, talabarte e capacete.
> Festa de aniversário de Vila Velha terá shows nacionais
“A arte urbana, realizada em linguagem de Pintura Mural, adota um estilo dinâmico e moderno, mesclando diferentes técnicas para representar a diversidade cultural local”, conta Paulo Gustavo, artista da Locomotipo, que junto com Alex Furtado e Filipe Motta assinam a arte.
Além da intervenção artística em si, o projeto prevê a criação de um hotsite acessível com informações detalhadas sobre a obra, bem como um vídeo documentando todo o processo de criação. Esses recursos visam ampliar o alcance e tornar a arte ainda mais acessível a todos. O hotsite entrará no ar após a conclusão dos trabalhos.
Com cores vibrantes e marcantes, a obra pretende cativar moradores e visitantes, que poderão apreciar essa nova atração turística situada estrategicamente para dar as boas-vindas a quem está chegando à terra canela-verde pela ponte.
> 80 obras: Vila Velha ganha praças, parque e estrada no mês de maio
“O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e a Prefeitura de Vila Velha está dando todo o suporte para que seja realizado um trabalho com seriedade e principalmente segurança. Foram realizadas inúmeras visitas técnicas envolvendo artistas, técnicos da prefeitura e produtores com o propósito de trazer este conceito de arte a céu aberto para deleite da população”, conclui a produtora do projeto e diretora geral do Estúdio Medusa, Vanessa Yee.
“Vila Velha foi o primeiro município a divulgar o resultado e realizar as assinaturas dos Termos de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo. E, agora, é o ente público que iniciou a execução dos projetos aprovados. Uma iniciativa importante para fomentar a cultura e o audiovisual na cidade”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
INTERDIÇÃO NO TRÂNSITO
Para a realização do projeto, a alça da Terceira Ponte, em Vila Velha, próxima ao Shopping Praia da Costa, está com o trânsito parcialmente interditado. Uma das faixas da via precisou ser interditada para proporcionar mais segurança aos artistas durante a execução do painel a céu aberto. O trânsito está sendo desviado para duas faixas, e a previsão é que a normalidade seja retomada em 40 dias.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui