Coluna Inovação
Banestes avança na inovação com parcerias e novas tecnologias
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50
Amarildo Casagrande, diretor-presidente do Banestes, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. O Banestes, tradicional banco do Espírito Santo, está apostando em um processo robusto de inovação para se manter competitivo em um cenário financeiro altamente tecnológico. Para a instituição, a transformação digital deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade para oferecer um serviço bancário moderno e eficiente.
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Um dos pilares do projeto de inovação do Banestes é o Hub de Inovação, criado com o propósito de estudar e implementar soluções tecnológicas que atendam às demandas do mercado financeiro. Esse hub opera de forma independente, fora da sede do banco, permitindo uma análise aprofundada de novas tecnologias que podem ser integradas ao seu portfólio.
Para ampliar ainda mais as possibilidades de inovação, o Banestes também aposta em parcerias com startups e universidades. Essas colaborações têm permitido ao banco explorar e incorporar ideias que vêm de fora do setor bancário tradicional, ajudando a desenvolver soluções financeiras criativas que beneficiam os clientes e impulsionam o crescimento do banco.
Revolução no sistema bancário
Com a digitalização dos serviços, o Banestes registra uma grande mudança no comportamento dos clientes. Hoje, mais de 90% das transações bancárias da instituição são realizadas por meio de aplicativos e plataformas online. Essa transformação representa uma nova era para o setor bancário, que deixa para trás as filas e os processos burocráticos em agências físicas. A adoção de novas tecnologias, como o PIX, são inovações que refletem a rapidez com que o banco se adapta às mudanças.
Apesar de priorizar a digitalização, o Banestes entende que o atendimento presencial ainda é um diferencial importante. A instituição mantém agências físicas para esses casos, porém com estruturas menores e voltadas principalmente para atendimentos mais consultivos. Essa estratégia permite que o banco ofereça a conveniência dos serviços digitais e a proximidade do contato pessoal, sobretudo em regiões do interior, onde os clientes ainda valorizam o relacionamento com seus gerentes.
O Banestes também investe em inteligência artificial (IA) para otimizar processos internos e aprimorar o relacionamento com os clientes. Inicialmente usada para questões normativas e operacionais dentro do banco, a IA deve, em breve, ser ampliada para interações diretas com o cliente, aprimorando o atendimento digital e oferecendo experiências mais personalizadas.
Banco digital Biz
Em busca de expansão, o Banestes lançou o Biz, um banco digital focado em servidores públicos fora do Espírito Santo. O objetivo é ampliar a oferta de crédito consignado e facilitar o acesso aos serviços financeiros sem a necessidade de abertura de novas agências. Essa plataforma, voltada para o público de fora do estado, permite ao Banestes aumentar sua atuação em outras regiões, reduzindo custos e mantendo a qualidade do atendimento.
Confira a entrevista completa
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