fbpx

Dia a dia

Vigilantes orientam ciclistas sobre segurança na Terceira Ponte

De acordo com a Semobi, dois acidentes foram registrados na Ciclovia da Vida e todos por falta de freio

Publicado

em

A Ciclovia da Vida foi inaugurada no último domingo junto com a nova Terceira Ponte. Foto: Divulgação (Governo/SecomES)

Para evitar que ciclistas sejam vítimas de acidentes, os vigilantes que atuam nas entradas da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, estão fazendo orientações sobre o uso correto dos equipamentos de segurança. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), desde a inauguração foram registrados dois acidentes na ciclovia e todos causados por ciclistas com a bicicleta com problemas no sistema de freios. 

Para tentar evitar esse tipo de situação, os vigilantes estão fazendo abordagens e orientando sobre as regras de acesso à ciclovia, entre elas, a importância de fazer a manutenção adequada das bicicletas. 

“Os funcionários nos acessos da ciclovia prestam orientações aos usuários sobre acesso e utilização da ciclovia, mas não proíbem o acesso de pessoas sem equipamentos de segurança. Todos os ciclistas são orientados a utilizar os equipamentos de segurança, conferir freios, manter a manutenção da bicicleta em dia e pedalar com cuidado”, informou a secretaria em nota. 

No último domingo (3), uma ciclista perdeu o controle da bicicleta e colidiu com a grade da Ciclovia da Vida. A vítima seguia no sentido Vitória, quando na descida não conseguiu frear e caiu. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital São Lucas, em Vitória. 

Testemunhas disseram que a bicicleta estava em péssimas condições e, provavelmente, o acidente foi provocado por problemas no freio.

NADA DE ANDAR NA CONTRAMÃO

Alguns ciclistas foram flagrados trafegando na contramão da ciclovia neste fim de semana. Para Marcos Paulo, o ideal é que as pessoas tenham o bom senso e a responsabilidade de andar na via correta, uma vez que esse uso inadequado pode potencializar uma colisão.

NÃO SE ESQUEÇAM!

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) orienta que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:

– Utilizar equipamentos de segurança;
– Conferir freios;
– Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
– Transitar no sentido da via;
– Obedecer à sinalização;
– Pedalar com cuidado e atenção.