Dia a dia
VÍDEO | Ainda há fogo em área de vegetação em Guarapari
Ouvintes da rádio Bandnews ES enviaram vídeos que mostram que o incêndio permanece em área de vegetação em Guarapari nesta quarta
Ainda há fumaça em uma área de vegetação no município de Guarapari. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam em conjunto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), no combate das chamas nesta quarta-feira (11).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Três incêndios atingem regiões próximas ao Parque Estadual Paulo César Vinha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndios foram registrados nos bairros Recanto da Sereia, Ilha do Sol e Condados de Guarapari e as equipes já estão no local para conter as chamas.
Ouvintes da rádio Bandnews ES enviaram imagens que mostram uma grande quantidade de fumaça na região e que pode ser vista por quem passa pela Rodovia do Sol.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só nos oito primeiros dias de setembro, o Espírito Santo registrou 91 focos de incêndio em vegetação. O número é quase o dobro do registrado durante todo o mês no ano passado, quando foram contabilizadas 54 ocorrências.
Ainda de acordo com os dados do Inpe, de janeiro ao dia 8 de setembro de 2024, foram registrados 425 casos contra 233 do mesmo período do ano passado. Pelo levantamento, por enquanto, agosto lidera o número de ocorrência, com 100 casos.
Por conta do grande número de queimadas, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou no último sábado situação de emergência no estado.
Orientações de Segurança para a População
Sobre como a população deve agir em caso de incêndio próximo, a Capitão Andresa do Corpo de Bombeiros orienta: “Se estiver próximo à residência, é importante sair. Realmente. A nossa prioridade são vidas.” A fumaça, além de tóxica, pode ser extremamente perigosa, e a segurança deve ser a prioridade. Ela alertou ainda para que, em casos de incêndio, as pessoas acionem o Corpo de Bombeiros em vez de tentar combater as chamas sozinhas, especialmente se não tiverem treinamento adequado.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui