Dia a dia
Vendaval no ES deve continuar até quinta, segundo Inmet e Marinha
A Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo para a região do litoral do Espírito Santo de ventos fortes e muito fortes e ressaca no mar com ondas de até cinco metros
![Sol volta a aparecer em todo o Espírito Santo. Foto: Chico Guedes](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Vento-forte-na-Praia-de-Camburi-1024x674.jpg)
Sol volta a aparecer em todo o Espírito Santo. Foto: Chico Guedes
A ventania que chegou ao Espírito Santo na noite desta terça-feira (21) provocando estragos e falta de luz deve continuar até pelo menos a manhã desta quinta-feira (23). Na Terceira Ponte, por exemplo, as rajadas de vento passaram de 87 km/h na noite de terça.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo para a região do litoral do Espírito Santo de ventos fortes e muito fortes e ressaca no mar com ondas de até cinco metros.
Segundo o aviso o vento pode chegar entre 50 e 75 km/h com fortes rajadas. A mudança de tempo também levou à ressaca no mar, por isso a Marinha alerta a navegantes para cuidados, pois as ondas devem ficar entre três e cinco metros.
O Climatempo atribui essa mudança de tempo a uma frente fria que passou pela costa do Espírito Santo. Na sua retaguarda um sistema de alta pressão atmosférica atua, mantendo o mar bastante agitado. Os ventos chegaram a 63km/h no aeroporto de Vitória. Para esta quinta ainda há previsão de ventos fortes, entre 40-60km/h.
A partir dessas informações, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta nesta quarta-feira (22), válido até as 11h de quinta-feira (23). O aviso é de ventos costeiros e a classificação de risco é de perigo potencial para 30 cidades capixabas. O alerta desta terça-feira (21) tinha 19 municípios.
O alerta é válido para a faixa mais ao litoral do Estado, incluindo os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
Reflexos da ventania
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Captura-de-Tela-2021-09-22-às-14.25.52-300x297.png)
Queda de placa na Praia do Canto. Foto: reprodução
Na noite desta terça-feira (21) a ventania provocou queda de luz em Jardim da Penha. Em um prédio de Jardim Camburi, o vento forte deslocou o portão de uma garagem. Na Praia do Canto, na região próxima ao Centro da Praia, uma placa foi parar no meio da rua.
Nos município da Grande Vitória a Defesa Civil também registrou ocorrência de destelhamento e queda de árvores.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)