fbpx

Dia a dia

Veja as obras prometidas para a Grande Vitória até o fim do ano

Em período eleitoral, prefeitos vão poder fazer as entregas de obras somente após as eleições municipais

Publicado

em

O mercado da capixaba fica no centro de vitória

Obras prometidas: Mercado da Capixaba foi apresentado, mas só deve funcionar nos próximos meses. Divulgação (PMV)

Desde a semana passada, prefeitos que pretendem disputar a reeleição estão de olho na campanha eleitoral enquanto cumprem o expediente na prefeitura. No entanto, nos próximos três meses não podem inaugurar ou anunciar obras para atender uma determinação da Legislação Eleitoral. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Diante disso, muitas obras devem ser inauguradas na Grande Vitória somente após o período eleitoral e antes do fim do ano. Pelo menos essa é a promessa em Vila Velha, por exemplo. De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, uma das principais entregas será a restauração da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu. 

Em entrevistas anteriores, ele já declarou que pretende entregar a reforma até o mês de dezembro. Inclusive, com presença do cantor Martinho da Vila, que eternizou a estrutura em uma letra das suas músicas. 

Em Vitória, entre as obras mais aguardadas estão a abertura do Mercado da Capixaba e do Restaurante Popular. A primeira delas foi entregue na última semana, mas para entrar em funcionamento é preciso licitar as 16 lojas que vão funcionar no local. Os comerciantes poderão vender artesanato, obras de arte, livros, produtos do agronegócio capixaba, flores, souvenirs, entre outros itens. Durante a inauguração, o prefeito Lorenzo Pazolini afirmou que espera que a abertura seja feita nos próximos meses. 

Já a reforma do Restaurante Popular foi concluída e entregue à população. No entanto, não tem data para reabrir as portas devido ao parágrafo 10 do artigo 73 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública, exceto em casos de calamidade pública ou programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, o que não se aplica no momento.

Obras a serem entregues até dezembro em Vitória
⁃2ª etapa da orla de São Pedro (museu do pescador, mercado de peixe e rua viva)
⁃Escola Paulo Roberto, São Benedito
⁃CRAS Jucutuquara
⁃Contenção da encosta da EMEF São Vicente de Paulo
⁃Oito locais de obra no Forte São João (contenção)
⁃Duas cortinas em Cruzamento (contenção)
⁃Duas obras na curva da morte (contenção)
⁃Drenagem e pavimentação da Rua Miguel Arcanjo
⁃Escadaria Dr. Carlos Messina, Centro
⁃Escadaria Djanira Lima, Centro
⁃Escadaria Maria Ortiz, Centro
⁃Escadaria da igreja São Gonçalo, Centro
⁃Escadaria Benedito Elesbão, Santo Antonio
⁃Escadaria Margarida Gadiole, Santo Antonio
⁃Escadaria Generino Sodré, Santo Antonio
⁃Escadaria Antonio Moreira, Santa Tereza
⁃Escadaria Manoel Machado, Santa Tereza
⁃Escadaria Nicolau de Andrade, Centro
⁃Escadaria Dom João Neri, Santo Antonio
⁃Escadaria Francisca Ferreira, Santa Clara
⁃Escadaria Arivaldo Favalessa, Santo Antonio
⁃Escadaria São Bartolomeu, Morro do Quadro
⁃Beco do cigano, Itararé*
⁃Escadaria da felicidade, praia do suá
⁃Escadaria Santos Reis, São Pedro
⁃Rampa do gari, Santos Reis
⁃Beco do gari, Santos Reis
⁃Escadaria Brasil, Resistência
⁃Escadaria Emanuel Correa, Santa Martha
⁃Escadaria Izidro Pereira, Santa Martha
⁃Escadaria Militão, Tabuazeiro
⁃Escadaria da Bomba, Tabuazeiro
⁃Escadaria Edson Silva, Itararé
⁃Escadaria Nelson João da Silva, Itararé
⁃Beco do Cigano, Itararé
⁃Escadaria Carone, Ilha do Boi

Obras em Cariacica

O prefeito de Cariacica, que é pré-candidato à reeleição, tem uma obra muito aguardada pela população que é a do Mercado Municipal, que estava prevista para ser entregue no mês passado, mas acabou sendo adiada. A estrutura está em fase final e a expectativa é que seja entregue em setembro. 

Em relação ao número de lojas, que eram de 68 lojas inicialmente, houve uma diminuição e agora devem ser pouco menos de 60, junto com ambientes de convivência e duas praças de alimentação, entre outros espaços. Quando estiver finalizado, o Mercado Municipal terá três pavimentos, totalizando 3.665 metros quadrados de área construída. O terreno tem uma área total de 3.100 metros quadrados e é localizado na Rodovia Governador José Sette, próximo ao Terminal de Itacibá.

Apesar do período eleitoral, o prefeito Euclério Sampaio afirmou que a obra será entregue pelo governador Renato Casagrande, já que é uma intervenção feita em parceria com o governo do estado. Ele afirmou que gostaria de participar da solenidade, mas garantiu que a inauguração está mantida para setembro. “O governador Renato Casagrande vai fazer a entrega, que é um representante à altura. Não podemos penalizar a população e fazer com que os moradores esperem mais pelo mercado por causa da campanha eleitora”, declarou. 

Viana: 

Em Viana, a prefeitura informou que até o fim do ano serão asfaltadas 117 ruas; haverá também reforma e ampliação de quatro unidades de Saúde; reforma de seis praças; restauro das igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, e Nossa Senhora D’Ajuda, em Araçatiba. Além disso, haverá drenagem e pavimentação de 60 ruas; reforma de duas escolas; reforma da Praça e do Campo Bom de Bola de Morada de Bethânia; construção do muro de contenção de Nova Belém e iluminação de três campos de futebol.

Serra 

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Obras (Seob), informa que as principais obras a serem entregues ainda neste ano são: ampliação da Avenida Civit I; revitalização da orla de Jacaraípe; 92 casas do complexo habitacional de Vila Nova de Colares; revitalização dos sítios históricos de Queimado e São João de Carapina; 25 quilômetros de recapeamento e pavimentação dos bairros Parque Residencial Laranjeiras, José de Anchieta, São Marcos e Costa Dourada. Essas obras são resultado de um investimento que gira em torno de R$ 171 milhões.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui