Dia a dia
Veja as obras prometidas para a Grande Vitória até o fim do ano
Em período eleitoral, prefeitos vão poder fazer as entregas de obras somente após as eleições municipais
Desde a semana passada, prefeitos que pretendem disputar a reeleição estão de olho na campanha eleitoral enquanto cumprem o expediente na prefeitura. No entanto, nos próximos três meses não podem inaugurar ou anunciar obras para atender uma determinação da Legislação Eleitoral.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Diante disso, muitas obras devem ser inauguradas na Grande Vitória somente após o período eleitoral e antes do fim do ano. Pelo menos essa é a promessa em Vila Velha, por exemplo. De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, uma das principais entregas será a restauração da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu.
Em entrevistas anteriores, ele já declarou que pretende entregar a reforma até o mês de dezembro. Inclusive, com presença do cantor Martinho da Vila, que eternizou a estrutura em uma letra das suas músicas.
Em Vitória, entre as obras mais aguardadas estão a abertura do Mercado da Capixaba e do Restaurante Popular. A primeira delas foi entregue na última semana, mas para entrar em funcionamento é preciso licitar as 16 lojas que vão funcionar no local. Os comerciantes poderão vender artesanato, obras de arte, livros, produtos do agronegócio capixaba, flores, souvenirs, entre outros itens. Durante a inauguração, o prefeito Lorenzo Pazolini afirmou que espera que a abertura seja feita nos próximos meses.
Já a reforma do Restaurante Popular foi concluída e entregue à população. No entanto, não tem data para reabrir as portas devido ao parágrafo 10 do artigo 73 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública, exceto em casos de calamidade pública ou programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, o que não se aplica no momento.
Obras em Cariacica
O prefeito de Cariacica, que é pré-candidato à reeleição, tem uma obra muito aguardada pela população que é a do Mercado Municipal, que estava prevista para ser entregue no mês passado, mas acabou sendo adiada. A estrutura está em fase final e a expectativa é que seja entregue em setembro.
Em relação ao número de lojas, que eram de 68 lojas inicialmente, houve uma diminuição e agora devem ser pouco menos de 60, junto com ambientes de convivência e duas praças de alimentação, entre outros espaços. Quando estiver finalizado, o Mercado Municipal terá três pavimentos, totalizando 3.665 metros quadrados de área construída. O terreno tem uma área total de 3.100 metros quadrados e é localizado na Rodovia Governador José Sette, próximo ao Terminal de Itacibá.
Apesar do período eleitoral, o prefeito Euclério Sampaio afirmou que a obra será entregue pelo governador Renato Casagrande, já que é uma intervenção feita em parceria com o governo do estado. Ele afirmou que gostaria de participar da solenidade, mas garantiu que a inauguração está mantida para setembro. “O governador Renato Casagrande vai fazer a entrega, que é um representante à altura. Não podemos penalizar a população e fazer com que os moradores esperem mais pelo mercado por causa da campanha eleitora”, declarou.
Viana:
Em Viana, a prefeitura informou que até o fim do ano serão asfaltadas 117 ruas; haverá também reforma e ampliação de quatro unidades de Saúde; reforma de seis praças; restauro das igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, e Nossa Senhora D’Ajuda, em Araçatiba. Além disso, haverá drenagem e pavimentação de 60 ruas; reforma de duas escolas; reforma da Praça e do Campo Bom de Bola de Morada de Bethânia; construção do muro de contenção de Nova Belém e iluminação de três campos de futebol.
Serra
A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Obras (Seob), informa que as principais obras a serem entregues ainda neste ano são: ampliação da Avenida Civit I; revitalização da orla de Jacaraípe; 92 casas do complexo habitacional de Vila Nova de Colares; revitalização dos sítios históricos de Queimado e São João de Carapina; 25 quilômetros de recapeamento e pavimentação dos bairros Parque Residencial Laranjeiras, José de Anchieta, São Marcos e Costa Dourada. Essas obras são resultado de um investimento que gira em torno de R$ 171 milhões.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui