fbpx

Dia a dia

Varíola do Macaco: vacina deve imunizar 260 pessoas do grupo de risco no ES

O Espírito Santo registrou um patamar baixo da doença com apenas 161 confirmações

Publicado

em

Monkeypox. Foto: Freepik

Monkeypox. Foto: Freepik

O Espírito Santo aguarda a chegada da vacina contra a mpox, a doença antes chamada de ‘varíola dos macacos’, ainda nesta terça-feira (14). As doses devem imunizar no máximo 260 pessoas do grupo de risco. As informações foram divulgadas pelo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Brasil tem mais de 10 mil casos confirmados e 15 mortes em decorrência da mpox. O Espírito Santo registrou um patamar baixo com apenas 161 confirmações. Para o subsecretário, o controle da doença está relacionada a orientação e os cuidados tomados pelas pessoas que positivaram para a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, nessa primeira fase da campanha a imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.

Com cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa. As doses já começaram a serem distribuídas para os estado.

“O Ministério da Saúde está distribuindo as doses para os estados. Se não chegar até o fim do dia de hoje, deve chegar no início do dia amanhã. Não devemos receber todas as doses, inicialmente só a metade, para vacinar um grupo muito pequeno de 260 pessoas”, esclareceu Reblin.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui