Dia a dia
Vai dar praia: veja onde o banho de mar está liberado na GV
O dia na praia está garantido, mas fique atento se o mergulho está liberado no trecho escolhido. Em Vila Velha, a maior parte do litoral está liberado

Dia de sol na Praia da Costa. Foto: Patrícia Battestin
Depois de uma semana de muito sol e calor no Espírito Santo, o capixaba espera o fim de semana chegar para curtir um dia praia. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), deve chover apenas na região Sul. No entanto, o calorão permanece em todo o Estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O dia a beira mar está garantido, mas fique atento se o mergulho está liberado no trecho escolhido. Em Vitória, por exemplo, há quatro pontos interditados, incluindo a Praia de Camburi na altura do bairro Jardim da Penha e a 50 metros após o Pier do Canal. Outro ponto é a Praia de Santo Antônio, próxima à academia popular, assim como o trecho da Praia do Canal de Camburi, em Santa Luíza, e a orla de Jesus de Nazareth. Já a Praia do Suá, ao lado da Capitania dos Portos e a Praia do Meio na Enseada do Suá, estão impróprias para banho.
Na cidade de Vila Velha, a maior parte do litoral está liberada e pode ser aproveitada por turistas e moradores. A exceção é a Lagoa Grande, a Lagoa Morada do Sol e a Praia do Bananal que estão impróprias para banho e as Praia da Barrinha, Prainha e Praia do Ribeiro, que estão sistematicamente impróprios para banho.
No município da Serra, o banho de mar é adequado em toda a extensão de Manguinhos. Apenas quadro trechos são considerados impróprios, sendo um deles em Jacaraípe, no Barrote. Outros trechos onde o mergulho não é indicado na cidade são: Foz do Irema, Córrego Maringá e Reis Magos.
Recomendações para quem vai à praia
Considerando os fatores que influenciam no resultado da balneabilidade e os riscos à saúde que envolvem o contato com águas impróprias é recomendável:
– Não tomar banho nas águas das praias classificadas como impróprias;
– Evitar o contato com rios e córregos que desaguam nas praias;
– Não tome banho em locais próximos a foz de rios e córregos após chuvas fortes;
– Evitar a ingestão de água do mar, com atenção redobrada com crianças e idosos;
