fbpx

Dia a dia

Vai atravessar a Ciclovia da Vida? Veja as dicas para evitar acidentes

No último domingo (3), uma ciclista perdeu o controle da bicicleta e colidiu com a grade da ciclovia da Terceira Ponte

Publicado

em

A Ciclovia da Vida vai ficar fechada entre 05h30 e 22h30 para serviços de manutenção. Foto: Danielli Saquetto

Mais de 9,5 mil bicicletas circularam de sexta (1º) a domingo (3) na Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte. Muitos capixabas aproveitaram o primeiro fim de semana após a inauguração para se exercitar curtindo o visual do cartão postal do Espírito Santo. E vale destacar que, para um tráfego seguro, são necessários alguns cuidados que garantem a segurança de quem trafega pelo local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último domingo (3), uma ciclista perdeu o controle da bicicleta e colidiu com a grade da Ciclovia da Vida. A vítima seguia no sentido Vitória, quando na descida não conseguiu frear e caiu. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para Hospital São Lucas, em Vitória. Testemunhas disseram que a bicicleta estavam em péssimas condições e, provavelmente, o acidente foi provocado por problemas no freio.

O subtenente Soares do Corpo de Bombeiros frisou a importância de checar as condições da bicicleta antes de trafegar pela Ciclovia Vida. “O primeiro cuidado é verificar o estado da bicicleta. Muitas vezes, a bicicleta ficou parada um bom tempo no bicicletário, a pessoa pega ela, tira a poeira e vai trafegar. A descida da ciclovia no sentido Vitória pode chegar a 70Km/h, é necessário que os freios sejam testados e esteja 100%”.

REVISÃO É GARANTIA DE SEGURANÇA

Para o presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC), Marcos Paulo Silva Duarte, a ciclovia deve ser sim usada por todos e independente do modelo da bicicleta. No entanto, antes de sair de casa, a pessoa deve conferir os freios e revisar toda a bicicleta. Não dá para esquecer de lubrificar a corrente, encher os pneus e ter a manutenção em dia. Lembrando sempre também dos equipamentos de segurança como capacete, luvas e buzina.

O profissional de Educação Física Elcio Alvares Neto testemunhou o acidente e acompanhou de perto o resgate da mulher que ficou ferida. “Não importa se a bicicleta custa um centavo ou R$ 1 milhão. Se a manutenção não estiver em dia, você vai ficar na mão. Eu acompanhei o resgate da moça e fiquei impressionado com os ferimentos. Quando olhei para a bicicleta dela e vi que ela não usava equipamento de segurança, entendi a gravidade. A atuação do Corpo de Bombeiros foi muito rápida. Espero que haja uma conscientização das pessoas sobre o uso de equipamentos de segurança ao atravessar a ciclovia”, comentou.

Outra recomendação é o uso do freio durante toda a descida para a bicicleta não “embalar”, segundo o subtenente Soares. Ciclistas amadores, que usam a ciclovia pela primeira vez, devem descer “beliscando” no freio para impedir que a bicicleta atinja uma velocidade muito alta, dificultando a parada e podendo ocorrer acidentes. Vale lembrar também que essa orientação serve também para proteger não só a sua vida, mas a de todos que estão na ciclovia.

NADA DE ANDAR NA CONTRAMÃO

Alguns ciclistas foram flagrados trafegando na contramão da ciclovia neste fim de semana. Para Marcos Paulo, o ideal é que as pessoas tenham o bom senso e a responsabilidade de andar na via correta, uma vez que esse uso inadequado pode potencializar uma colisão.

NÃO SE ESQUEÇAM!

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) orienta que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:

– Utilizar equipamentos de segurança;
– Conferir freios;
– Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
– Transitar no sentido da via;
– Obedecer à sinalização;
– Pedalar com cuidado e atenção.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui