fbpx

Dia a dia

Vacina contra dengue: Vitória abre agendamento nesta sexta

Serão disponibilizadas 4.020 doses da vacina contra dengue, que podem ser agendadas por meio do site ou pelo aplicativo Vitória Online

Publicado

em

Vacina contra dengue sendo aplicado no braço de uma criança, que está fazendo um jóia

Vacinação contra dengue em crianças de 10 a 11 anos Foto: Agência Brasil

Vitória inicia, neste sábado (24), a vacinação contra a dengue para a população de 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias), conforme diretriz do Ministério da Saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A vacinação será realizada por meio de agendamento online, que será aberto nesta sexta-feira (23), às 12 horas. Serão disponibilizadas 4.020 doses da vacina contra dengue, que podem ser agendadas por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

> Drones podem ser usados para fiscalizar focos de dengue no ES

No sábado (24), a ação será nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santo Antônio, Conquista, Maria Ortiz, Consolação e Maruípe e, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, em todas as unidades, também por meio de agendamento online.

ENFRENTAMENTO

“A vacinação contra a dengue é muito importante. É mais uma das grandes estratégias de enfrentamento à doença. Além disso, não podemos descuidar das ações de eliminação dos focos do mosquito e o adequado cuidado com a doença, evitando que vidas sejam perdidas para o mosquito”, disse a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.

VACINA CONTRA DENGUE

O Espírito Santo recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), por volta das 15 horas, a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11 anos em municípios elencados pelo Ministério da Saúde (MS). São 58.530 doses de vacina a serem distribuídas para 23 cidades conforme definido pelo Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).

Esta recomendação tem como objetivo ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento. Ao todo, nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo Ministério da Saúde, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.

Além disso, outros três municípios da Região Metropolitana de Saúde também serão contemplados, sendo eles: Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Anteriormente, o Ministério da Saúde anunciou 20 cidades, entretanto, a incorporação desses novos municípios foi confirmada pelo órgão federal por meio do Ofício Nº 76/2024, que explica se tratar da atualização do Plano Diretor Regional capixaba, que desde 2020 inseriu essas cidades à região.