fbpx

Dia a dia

Primeira remessa de doses de vacina contra dengue chega ao ES

São 58.530 doses de vacina a serem distribuídas para 23 cidades. A recomendação do órgão é que a vacinação seja aplicada em crianças de 10 e 11 anos

Publicado

em

Vacina contra dengue sendo aplicada no braço de uma criança

Vacina contra dengue será aplicada em crianças de 10 a 11 anos. Foto: FreePik

O Espírito Santo recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), por volta das 15 horas, a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11 anos em municípios elencados pelo Ministério da Saúde (MS). São 58.530 doses de vacina a serem distribuídas para 23 cidades conforme definido pelo Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Embora o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha definido a faixa etária estratégica incorporada como de 10 a 14 anos, a recomendação do órgão é que a vacinação seja iniciada pela administração da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos.

Esta recomendação tem como objetivo ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento. Ao todo, nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo Ministério da Saúde, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.

Além disso, outros três municípios da Região Metropolitana de Saúde também serão contemplados, sendo eles: Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Anteriormente, o Ministério da Saúde anunciou 20 cidades, entretanto, a incorporação desses novos municípios foi confirmada pelo órgão federal por meio do Ofício Nº 76/2024, que explica se tratar da atualização do Plano Diretor Regional capixaba, que desde 2020 inseriu essas cidades à região.

> Vacina contra dengue: entenda por que idosos precisam de receita

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, as doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, da Secretaria da Saúde (Sesa), onde os municípios farão a retirada. “Nosso planejamento é distribuir todas as doses até sexta-feira (23)”, adiantou. A operacionalização da vacinação nos teritórios fica a cargo de cada município.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui