fbpx

Dia a dia

Uso da bike para ir ao trabalho cresce em Vitória e Vila Velha

Movimento Bike to Work Day, celebrado nesta sexta-feira dia 09 de maio, reforça a atenção para o uso da bicicleta no trajeto casa-trabalho

Publicado

em

Bikes compartilhadas foram apelidadas de verdinhas. Foto: Divulgação

Uso de bike compartilhada deixou de ser apenas para lazer. Foto: Divulgação

Inspirado pelo movimento internacional Bike to Work Day, comemorado em maio, o mês se torna símbolo de uma mudança crescente no comportamento urbano: mais pessoas têm escolhido a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Em Vitória e Vila Velha, os sistemas de bikes compartilhadas Bike Vitória e BikES comprovam essa tendência com números expressivos de uso durante os dias úteis e horários de pico.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em Vila Velha, o sistema BikES registrou picos de utilização de 8h às 10h e entre 16h e 20h, com destaque para estações que não estão em áreas turísticas, o que reforça seu uso voltado à mobilidade cotidiana.

Um dos exemplos é a estação Shopping Vila Velha, que acaba de ser ampliada para melhor atender a alta demanda. O número de vagas de bikes dobrou: passou de 14 para 28 posições, garantindo mais disponibilidade no início e fim do expediente de muitos trabalhadores da região.

Já em Vitória, o Bike Vitória segue o mesmo padrão: as estações com maior movimento — como SICOOB – Praia de Camburi, SOE Camburi, Vitória 360° e Praça dos Namorados — têm uso intensivo em dias úteis e nos horários de entrada e saída do trabalho. Só a estação SICOOB, por exemplo, concentrou 10,23% das retiradas no mês, com grande parte das viagens realizadas entre 16h e 20h.

Bike naõ é só lazer

Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, operadora dos dois sistemas, os dados mostram que a bicicleta vem deixando de ser vista apenas como lazer e se consolidando como alternativa de transporte real.

“A ampliação de estações como a do Shopping Vila Velha vem justamente para acompanhar essa nova dinâmica. A bicicleta se insere cada vez mais no cotidiano das pessoas, seja como meio de locomoção até o trabalho ou como parte da integração com outros modais”, afirma.

Além disso, estudos da Universidade de Oxford indicam que substituir o carro pela bicicleta apenas um dia por semana pode reduzir, em média, cerca de 0,5 tonelada de CO₂ por pessoa ao ano. Quando essa prática é adotada em larga escala, os impactos são expressivos tanto para o meio ambiente quanto para o trânsito urbano. Esses dados reforçam a importância de iniciativas como o Bike to Work Day, que estimulam hábitos de transporte mais sustentáveis, saudáveis e conscientes.