fbpx

Dia a dia

Último eclipse lunar de 2021 acontece nesta sexta-feira

Como em todo o Brasil, o eclipse começa às 4h19 (horário local)

Publicado

em

Eclipse

Eclipse. Foto: Chico Guedes

O céu será palco de mais um eclipse lunar nesta sexta-feira (19). O fenômeno que vai ocorrer nas primeiras horas da manhã, às 4h19 (Horário de Brasília), e será o maior eclipse lunar parcial do saros 126 do século, com uma duração total de 3h28 minutos. O planeta esconderá cerca de 97% da Lua cheia na ocasião.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Gaturano Observatório Astronômico (GOA), este fenômeno não será totalmente visível do Brasil, tampouco do Espírito Santo. Como em todo o país, o eclipse começa às 4h19 (horário local), pouco antes da lua se por, o que ocorre às 4h55, em Vitória.

“Algumas matérias têm noticiado que este será o maior eclipse lunar do século. Está errado. Pois a maioria dos eclipses lunares totais duram mais do que os parciais. O correto seria “será o maior eclipse lunar parcial do saros 126 do século. Só pra ter uma ideia, o próximo eclipse lunar total visível do Brasil será em 16 de maio de 2022, com duração de 3h27, enquanto do dia 19 terá 3h28. Em 2024 teremos um eclipse lunar total com duração de 3h38”, alertou o GOA.

O eclipse começa oficialmente às 4h19 da sexta-feira, quando a Lua entra na penumbra da Terra. Nesta região nosso planeta bloqueia parte, mas não toda, luz do Sol, o que faz com que a Lua pareça menos brilhante do que de costume.

À medida que ela se move, entra na Umbra, a sombra do nosso planeta. É nesse momento que um pedaço dela parece “sumir” no céu. A Lua estará quase que totalmente imersa na sombra às 6h04. Mas, neste momento, ela já estará abaixo do horizonte.

O GOA aponta que os melhores locais para visualizá-lo será no Centro-Oeste ou Oeste da América do Sul. No litoral brasileiro será muito rápido, com a Lua baixa no horizonte. Em Vitória, apenas o início será visível durante 36 minutos, chegando a encobrir cerca de 40% do disco lunar (0,45 mag). Porém, devido a Lua estar baixa no horizonte e clareando, será difícil visualizá-lo. E isso ainda depende das condições meteorológicas, sem nuvens nem obstáculos no horizonte Oeste.

Como o fenômeno não será totalmente visível para os brasileiros, nem para os capixabas, vai ter transmissão online para quem quiser acompanhar no link ou no canal “TimeAndDate” no Youtube.