Dia a dia
Trânsito de Mercúrio: ES verá “minieclipse” do planeta pela 4ª vez no século
O observatório da Ufes estará de plantão na segunda-feira para observação do evento astronômico de 9h30 às 15 horas

Trânsito em Mercúrio será visto em todo o Brasil. Foto: Divulgação/GOA/Ufes
Na próxima segunda-feira (11), o Trânsito de Mercúrio será visível em todo o Brasil. Será possível observar a passagem do planeta “na frente do Sol”, será um “minieclipse”. O evento astronômico é pouco conhecido e muito interessante.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O GOA (Gaturamo Observatório Astronômico) da Ufes informou que os trânsitos de Mercúrio com relação à Terra são muito mais frequentes que os trânsitos de Vênus, ocorrendo cerca de 13 vezes a cada século. Uma das razões para esta frequência maior que trânsitos de Vênus, é o fato que o período da órbita de Mercúrio é mais curto que o de Vênus.
O trânsito astronômico é um fenômeno durante o qual um astro passa adiante de outro maior, bloqueando em certa medida a sua visão. Ainda de acordo com o GOA, os próximos ocorrerão em 2032 e depois somente em 2039.
O observatório da Ufes estará de plantão na segunda-feira para observação do evento astronômico de 9h30 às 15 horas. O GOA fica em frente a Reitoria da Ufes, no Campus de Goiabeiras, em Vitória. Também será realizada uma transmissão ao vivo.
Curiosidades
O tipo de trânsito mais conhecido, por ser espetacular visto da Terra, é o eclipse solar, em que a Lua cobre a vista do Sol.
O primeiro trânsito de Mercúrio observado por cientistas, em 7 de novembro de 1631, foi previsto por Kepler em 1627, que faleceu em 1630, sem ver sua previsão confirmada.
Os trânsitos de Mercúrio podem acontecer em maio ou novembro, sendo que os trânsitos de novembro tem o dobro da frequência dos de maio. Atualmente eles ocorrem dentro de um período de poucos dias próximos a 8 de maio e 10 de novembro.
O intervalo entre um trânsito de novembro e o próximo trânsito em novembro pode ser de 7, 13 ou 33 anos, enquanto o intervalo entre dois trânsitos em maio pode ser de 13 ou 33 anos.
