Dia a dia
Tradicional praça de Vila Velha terá academia, parque, espaço pet e fonte artificial
A praça foi toda reformada e virou novo parque de Vila Velha e será inaugurada nesta sexta-feira, dia do aniversário de 490 anos da cidade

A praça Duque de Caxias virou novo parque e será inaugurado nesta sexta-feira. Foto: Divulgação (prefeitura)
Após quase um ano de reforma, a Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será inaugurada nesta sexta-feira (23), data em que o município comemora 490 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A antiga praça agora dá lugar ao Parque Urbano Duque de Caxias, um novo espaço de lazer e convivência no coração da cidade. A entrega oficial acontece logo após o desfile cívico-militar.
No novo parque, a população contará, a partir desta sexta-feira, com mais de 12 mil metros quadrados totalmente requalificados. O espaço oferece academia ao ar livre em aço inox, parquinho infantil, espaço pet, áreas sombreadas de convivência e estrutura para food trucks e barraquinhas, além de uma fonte artificial.
Com investimento de R$ 5,3 milhões, o parque possui dois pórticos de entrada, sendo um pela Avenida Luciano das Neves e outro pela Rua Cabo Aylson Simões.
“O Centro de Vila Velha é berço da nossa história e estava esquecido há décadas. Esse parque representa o resgate do nosso patrimônio público, a valorização da memória da cidade e a reocupação de um espaço que volta a pulsar com cultura, lazer e oportunidades para todos”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
E o Titanic da praça?
O Parque Urbano Duque de Caxias será entregue nesta sexta-feira. No entanto, o prédio histórico conhecido como “Titanic”, que fica dentro do parque, ainda não poderá ser utilizado pela população.
Quando a reforma for concluída, o imóvel também dará lugar a uma área gastronômica e cultural. A prefeitura não informou o prazo para a finalização da obra.
O projeto é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, com investimento de R$ 3,17 milhões. As intervenções preveem a recuperação completa do teatro, que tem 1.700 m² de área construída. As melhorias incluem conserto do telhado e das fachadas, modernização das instalações elétricas e da iluminação, construção de novos banheiros e adaptações para garantir acessibilidade.
O andamento da obra do teatro não irá comprometer a inauguração do novo parque. Estão sendo adotadas medidas para reduzir os impactos visuais do canteiro durante o evento.
Até o momento, cerca de 15% da obra foi executada. Já foram concluídas as rampas de acesso e o banheiro do camarim. Os sanitários destinados ao público estão em construção. O ritmo da obra tem sido mantido, mesmo com alguns ajustes técnicos no projeto, feitos para preservar a estrutura original do prédio.
