Dia a dia
Toninho Pavão, maior traficante do ES, é preso na Serra
Criminoso foi localizado pela Polícia Penal enquanto trabalhava com carteira assinada; histórico inclui fuga de presídio, tráfico e assaltos a banco

Toninho Pavão é considerado um dos maiores criminosos do estado. Foto: Reprodução/Tv Sim SBT
O maior traficante do Espírito Santo, Toninho Pavão, foi preso na manhã desta quinta-feira (31) pela Polícia Penal enquanto trabalhava em uma siderúrgica na Serra. De acordo com as informações, ele não resistiu à prisão.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Contra ele haviam dois mandados de prisão: tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Até o início da tarde, o traficante estava na Delegacia de Homicídios da Serra, quando foi encaminhado para o sistema prisional.
Histórico no crime
O histórico de criminalidade de José Antonio Marim Nogueira é cercado por várias histórias. Em 2000, ele foi preso por envolvimento com tráfico de drogas. A quadrilha ia até Rondônia e trazia grande quantidade de drogas para o Espírito Santo para venda. Na época, ele foi condenado a associação ao tráfico de drogas por trabalhar na parte do laboratório da venda das drogas.
No ano de 2003, ele fugiu do presídio de segurança máxima de Viana. A fuga ocorreu pela porta da frente enquanto estava vestido com roupas femininas. De acordo com a Polícia, ele passou por oito portões sem precisar arrombar nenhum deles. Toninho saiu do estado em um avião roubado.
Em 2004, ele foi preso em Belo Horizonte. Investigações da polícia mostraram que ele e a quadrilha estavam envolvidos em mais de 100 assaltos a bancos em todo o país. Além desses crimes, em 2006 foi interceptada uma ligação de Toninho Pavão que ordenava o assassinato de um casal por conta de uma dívida de R$ 70 mil. Ele estava dentro do presídio nesse período.
No ano de 2018, ele foi para o regime semiaberto e, em 2022, conseguiu progressão do crime, podendo cumprir a pena em liberdade. Em dezembro de 2024, ele foi liberado e não era considerado foragido. Aos 64 anos, foi detido nesta quinta-feira, após atualizações dos mandados de prisão em aberto.
*Com informações da TV Sim/SBT.
