fbpx

Dia a dia

Todos os estados do sudeste confirmam focos de gripe aviária em aves 

São 24 casos em todo o Brasil, sendo que 15 foram identificados no Espírito Santo 

Publicado

em

Foto: Wikimedia/Cláudio Dias Timm

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o primeiro foco de influenza aviária no estado de São Paulo. A ave silvestre infectada foi encontrada no município de Ubatuba, litoral norte. Na última semana, a pasta já havia identificado foco no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.  

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Agora, todos os estados do sudeste e o Rio Grande do Sul possuem casos de gripe aviária, totalizando 24. Desses, 15 foram identificados em território capixaba.  

No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo já monitorou 117 pessoas que foram expostas ao vírus, mas nenhum caso em humano foi confirmado. No estado, ações de contenção da doença estão sendo tomadas, em especial em granjas.  

Na última semana, mais quatro casos de gripe aviária foram registrados em aves no Espírito Santo, três na cidade de Marataízes, sul do estado, e um em Guarapari, região metropolitana.  

De acordo com o Ministério da Agricultura, os diversos subtipos do vírus da influenza aviária podem infectar outras espécies e, inclusive, as pessoas. No entanto, não há nenhum caso confirmado em humanos.  

A pasta alerta que o contato direto com aves doentes ou mortas deve ser evitado. Todas as suspeitas de influenza em aves domésticas ou silvestres devem ser notificadas às autoridades locais.