fbpx

Dia a dia

Terceira Ponte tem redução de tentativas de suicídio

Levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros aponta uma redução de 75% nas tentativas e não há suicídio registrado desde setembro do ano passado

Publicado

em

Terceira Ponte.

Terceira Ponte. Foto: Patrícia Battestin

Desde o início das obras da Ciclovia da Vida às margens da Terceira Ponte – que liga os municípios de Vitória e Vila Velha –, já é notória a inibição das tentativas de suicídios. Levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, aponta uma redução de 75% nas tentativas e não há suicídio registrado desde setembro do ano passado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Ciclovia da Vida, anexada à ponte nos dois sentidos, tem o objetivo de impedir o suicídio. Uma grade antiescalada para a proteção foi instalada ao longo da ciclovia com altura de três metros de altura. No entanto, ainda há tentativas, como a que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), por volta das 5h32.

O trânsito precisou ser interditado nos dois sentidos da Terceira Ponte durante o resgate que ocorreu próximo ao vão central da via. O trânsito foi liberado às 6h25. A pessoa foi resgatada pela equipe do Corpo de Bombeiros.

A capitã Andresa do Corpo de Bombeiros lembrou que a barreira serve para impedir o suicídio, no entanto, as tentativas ainda existem. “Com a finalização das obras da ciclovia, não temos suicídio registrado há pelo menos 9 meses. E até mesmo as tentativas reduziram drasticamente, segundo o levantamento”, comentou.

O levantamento mostra que até este mês de julho de 2023 foram registradas três tentativas de suicídio na Terceira Ponte. No mesmo período do ano passado, foram 12. Uma redução de 75%. Sendo que entre janeiro e julho de 2021 foram 15.

A capitã frisa que o protocolo de resgate do Corpo de Bombeiros segue o mesmo. As equipes se deslocam até o local, colocam o equipamento de salvamento em altura e aborda o indivíduo para convencê-lo a desistir do ato.

ENTENDA:

MARÇO 2022: um tentante a suicídio pulou da 3ª ponte em uma região mais baixa e não foi a óbito, caiu na água e foi socorrido por uma equipe do bombeiro;
SETEMBRO 2022: dois tentantes pularam, caíram no tabuleiro da ciclovia da vida e foram resgatados;
DEZEMBRO 2022: um tentante pulou, caiu no tabuleiro da ciclovia da vida e foi resgatado;
EM 2023:: foram três tentativas, uma pessoa foi contida por populares e outra pela Polícia Militar. A terceira, que aconteceu nesta sexta-feira, não foi passado os detalhes.