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Dia a dia

Terceira Ponte: radares começarão a multar de surpresa

Os radares já foram instalados na Terceira Ponte e falta apenas um ajuste para entrar em funcionamento

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Radares na terceira ponte

Os radares já estão instalados na Terceira Ponte. Em Vila Velha, o local sofreu modificação. Foto: Josué de Oliveira

Quem passa pela Terceira Ponte já percebeu que os radares de velocidade estão de volta e posicionados na chegada dos municípios de Vitória e Vila Velha. No entanto, a dúvida é se os equipamentos já estão ligados e multando os motoristas que passam na via acima da velocidade permitida.

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Segundo o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a velocidade será de 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e em 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.

A reportagem procurou novamente o DER-ES para saber sobre o funcionamento dos radares. Segundo o órgão, o monitoramento ainda não está sendo feito, já que ainda não foram ligados.

“O DER-ES informou que falta ligar os equipamentos à energia e que já está em contato com a EDP, porém, sem definição de data e horário”, afirmou em nota.

Os motoristas, no entanto, precisam ficar atentos à velocidade máxima permitida no local, já que não haverá divulgação de quando os radares vão começar a multar os infratores de trânsito. “O órgão alerta para que os condutores respeitem a sinalização e a legislação de trânsito pois não haverá anúncio da retomada do funcionamento dos equipamentos”.

Com a ampliação da Terceira Ponte, o radar que ficava localizado na chegada de Vila Velha foi realocado. As câmeras ficarão no pórtico existente no KM 3, ou seja, cerca de 600 metros antes de onde funcionava o anterior.

Já em relação ao radar no vão central, o DER-ES informou que os técnicos já estão fazendo uma avaliação, mas sem prazo para definição na instalação. Em entrevista ao programa Estúdio 360 da TV Capixaba, o diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas, explicou o que pode inviabilizar a instalação.

“Estamos estudando a viabilidade da instalação de equipamentos no vão central da ponte, devido ao campo magnético presente. Esse campo magnético pode desestabilizar o radar, assim como interferir no sinal de celular”, explicou José Eustáquio de Freitas, diretor presidente do DER-ES. Ainda segundo Freitas, se for viável, a velocidade no vão central será de 70 km/h.

Em nota, a EDP informa que adota os procedimentos estabelecidos na legislação do setor elétrico e, no que tange a pedidos de ligação de energia, a concessionária procede com a programação do serviço após o recebimento da solicitação por parte do interessado, conforme normas e prazo regulamentado pelo Poder Concedente (ANEEL).

Instalação dos radares

A implementação dos radares de velocidade segue um processo estruturado: primeiro, os equipamentos são instalados nas hastes, depois são ligados à energia, em seguida são aferidos, e finalmente, começam a registrar infrações. Embora o contrato permita até 90 dias para a instalação completa em todas as rodovias previstas no contrato, alguns equipamentos podem começar a operar antes desse prazo, assim que forem conectados à energia.

Os sensores dos equipamentos são instalados logo após a linha de retenção, e qualquer avanço além dessa linha pode resultar em autuação. “É dever do motorista obedecer a sinalização da via, incluindo a linha de retenção como referência”, afirmou Freitas.

Com a instalação dos novos radares, o DER-ES espera melhorar a fiscalização e aumentar a segurança nas rodovias estaduais, especialmente nas áreas com maior fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.


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