fbpx

Dia a dia

Tempo de espera por identidade no ES é de até 45 dias úteis

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo no dia 1º de abril

Publicado

em

A perita oficial criminal, Juliana Arósio Sales, segurando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foto: Divulgação

Tirar carteira de identidade não está sendo uma missão fácil no Espírito Santo. Apesar do aumento no número de vagas para a emissão do documento, a população ainda enfrenta dificuldades para conseguir o agendamento. Outro reclamação está ligada à demora na entrega, que antes era de 30 dias, agora está chegando a até 45 dias úteis, segundo a Polícia Científica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo no dia 1º de abril. Em janeiro deste ano, o documento estava sendo emitido em fase de testes e apenas pessoas previamente selecionadas podiam retirá-lo. Desde então, foram feitos mais de 98 mil cadastros da Carteira de Identidade Nacional. Atualmente, o documento pode ser obtido em 76 postos de identificação e 13 cartórios de registro civil.

> Saiba quais são os documentos necessários para emissão do novo RG

O atendimento é feito mediante agendamento online em 16 postos de identificação, distribuídos por 14 municípios do estado: Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória. Somados, esses 14 municípios equivalem a aproximadamente 70% da população do Estado do Espírito Santo. O agendamento é realizado através do portal agenda.es.gov.br às sextas-feiras, às 8h da manhã.

No entanto, segundo relatos das pessoas, as vagas se esgotavam rapidamente. Para tentar amenizar, a Polícia Civil ampliou o número de vagas para 5.500 semanais para a emissão da nova carteira de identidade, o maior número desde o início dos agendamentos, em julho de 2022. Mesmo com o aumento na disponibilidade de atendimento, ainda é difícil conseguir vagas. No entanto, a Polícia Científica garante que desde 2 de julho não houve nenhuma reclamação na Ouvidoria Geral do Estado sobre dificuldades de agendamento.

E quem consegue o agendamento, devido à alta demanda, enfrenta a demora na entrega do documento. Segundo a Polícia Científica, o tempo médio de entrega das carteiras de identidade varia entre 5 a 45 dias úteis – uma média de até 63 dias corridos. O Instituto de Identificação garante ter medidas em curso para a melhoria do serviço, com aumento da oferta de vagas e redução dos prazos de entrega dos documentos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui