fbpx

Dia a dia

Tempestade com risco de granizo coloca cidades do ES em alerta

Dois alertas do Inmet preveem chuva forte, ventos de até 100 km/h e risco de granizo. Instabilidade avança com frente fria que chega na quarta-feira

Publicado

em

Chuva, nublado, previsão do tempo

Canal de Camburi. Dia nublado em Vitória. Foto: Patrícia Battestin

A semana começa com temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em diferentes regiões do Espírito Santo. Dois alertas emitidos pelo , emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a manhã desta segunda-feira (17) e 10h de terça-feira (18) colocam parte do estado sob risco de tempestade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O aviso de maior severidade, classificado como perigo, prevê chuva intensa, rajadas entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. O segundo alerta, de perigo potencial, indica chuva moderada, ventos mais brandos — entre 40 e 60 km/h — e risco menor, mas ainda presente, de precipitação de granizo.

Municípios em alerta laranja

Alegre
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Presidente Kennedy
São José do Calçado

Municípios em alerta amarelo

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Iconha
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Jaguaré
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória

A intensificação do mau tempo ocorre enquanto uma nova frente fria avança pelo Sudeste, aumentando a instabilidade atmosférica sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e, a partir da quarta-feira (19), sobre o Espírito Santo.

Instabilidade chega ao ES

De acordo com a Climatempo, a frente fria começou a atuar sobre São Paulo e o Triângulo Mineiro neste início de semana, provocando temporais, raios e chuva forte em várias regiões. Na terça-feira, o sistema fica praticamente estacionado entre São Paulo e Rio de Janeiro, mantendo as áreas de instabilidade concentradas sobre os dois estados e sobre o centro, oeste e sul de Minas.

A partir da quarta-feira, o avanço da frente fria alcança o Espírito Santo, aumentando as condições de chuva e provocando mudanças mais significativas no tempo. Essa evolução regional explica, em parte, o cenário de alerta no estado, que já recebia influência da umidade e do calor acumulado nos últimos dias.

Risco de chuva rápida e temperaturas altas

No Espírito Santo, o Incaper aponta que a instabilidade diminui ao longo da segunda-feira, ainda que o dia permaneça com variação de nuvens e chuvas rápidas em todas as regiões. As temperaturas continuam elevadas, com sensação de abafamento.

Na Grande Vitória, a segunda deve registrar nebulosidade variável e chuva passageira, com mínima de 20 °C e máxima de 35 °C. O mesmo cenário se repete nas regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste, com chuvas rápidas e temperaturas entre 15 °C e 35 °C, dependendo da altitude e da localização.

A Climatempo também confirma que o centro-sul do Estado pode ter pancadas mais isoladas no fim do dia, enquanto o norte capixaba deve manter predomínio de sol e menor chance de chuva.

Pancadas isoladas

A terça-feira (18) será marcada por tempo firme durante a manhã, com sol entre poucas nuvens e calor em todo o Estado. À tarde, áreas de instabilidade se formam por influência do calor e da umidade, provocando pancadas de chuva com trovoadas em pontos da região Sul, longe do litoral, e na Região Serrana.

No litoral sul e na Grande Vitória, a chuva rápida pode ocorrer no período da noite. Já no Norte e no Noroeste, a previsão é de tempo seco, apesar das altas temperaturas.

Enquanto isso, São Paulo e Rio de Janeiro seguem com áreas de chuva mais concentradas, já que a frente fria permanece quase parada entre os dois estados, segundo a Climatempo.

Frente fria muda o tempo

A partir de quarta-feira (19), o Espírito Santo passa a sentir com mais intensidade os efeitos da frente fria que avança pelo Sudeste. O Incaper prevê aumento de nebulosidade e chuva ao longo de todo o dia em todas as regiões capixabas, com vento fraco a moderado e possibilidade de rajadas.

Também nesta quarta-feira, a Climatempo aponta chuva para Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, enquanto a instabilidade diminui em São Paulo, onde o sol volta a predominar.

Instabilidade diminui

Com a frente fria já deslocada para a Bahia, quinta-feira (20) terá redução da instabilidade na maior parte do Espírito Santo. O Norte capixaba pode registrar chuva no início da manhã, mas nas demais regiões — inclusive na Grande Vitória — o tempo fica parcialmente nublado e sem previsão de chuva.

A partir da sexta-feira (21), a tendência é de tempo mais firme na maior parte do Estado, com exceção do Norte e Nordeste, onde a umidade trazida pelos ventos costeiros pode provocar pancadas rápidas ao amanhecer.

LEIA TAMBÉM: