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Teleflagrante: entenda o depoimento online do motorista que atropelou mãe e filha

O depoimento do motorista que atropelou mãe e filha em Vila Velha foi feito online por meio de Central de Teleflagrante

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As delegacias com plantão 24 horas possuem a modalidade de depoimento por teleflagrante. Foto: Divulgação

Horas após atropelar mãe e filha na faixa de pedestre em Vila Velha, na semana passada, o mecânico Wenderson Fagundes Melo, de 20 anos, se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos sobre o acidente. Mas, ao contrário de ficar frente a frente com o delegado de plantão, o depoimento foi feito de forma visual, pela chamada “Central de Teleflagrante”.

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A modalidade é um sistema de recepção e processamento de ocorrências nos plantões das delegacias da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e que permite receber e processar, simultaneamente, as ocorrências de diversos municípios por videochamada.

O sistema entrou em funcionamento em 2021 no interior do estado, mas em em outubro de 2023 passou a reunir todas as Delegacias de Polícia Civil que funcionam em regime de plantão 24 horas, como a Delegacia Regional de Vila Velha, onde o mecânico foi ouvido e liberado após pagar R$ 1,5 mil de fiança.

A polícia explica que a implantação da Central de Teleflagrante não resulta no fechamento das delegacias, mas na melhor distribuição do efetivo policial, contribuindo para a reabertura de unidades desativadas e a implantação de plantões em regime de 24h em Delegacias Regionais que nunca operaram nessa atividade.

Como funciona o teleflagrante: 

A lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF) por videoconferência funciona da seguinte maneira: quando uma ocorrência chega aos plantões das Delegacias Regionais, os policiais civis acionam a Central Teleflagrante, que realiza todo o procedimento on-line, incluindo entrevistas e depoimentos.

Advogados ou defensores públicos têm a opção de acompanhar o procedimento de forma on-line ou presencialmente. Se escolherem a modalidade on-line, um acesso seguro e privativo será disponibilizado para a comunicação com os clientes.

O sistema permite que o delegado de plantão na Central Teleflagrante atenda a múltiplos casos simultaneamente, sem comprometer o andamento dos procedimentos. Isso significa que, enquanto um procedimento está em preparação ou temporariamente suspenso, outro pode ser adiantado, com a realização de entrevistas ou oitivas.

As Delegacias Regionais que participam do Teleflagrante continuam a contar com delegados e escrivães de polícia atuando presencialmente durante o horário de expediente, tanto para conduzir investigações quanto para atender a população e advogados.


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