fbpx

Dia a dia

“STF não é lugar para advogado”, diz Magno Malta na sabatina de Zanin

O senador Magno Malta antecipou seu voto e se posicionou contrário à indicação de Zanin para o cargo no STF

Publicado

em

Magno Malta discursa na sabatina de Zanin. Foto: Youtube TV Senado/Reprodução

Durante a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o senador Magno Malta criticou sabatinas anteriores de outros ministros, defendendo o poder do presidente de escolher o indicado para o STF.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante seu discurso, o senador também expressou a opinião de que o STF não é o lugar para advogados. Segundo ele, o papel de um advogado é criar petições e protocolar, ao invés de julgar, como seria a função de Zanin na Suprema Corte.

Magno Malta também manifestou preocupação com o “ativismo judicial” e questionou se o indicado, Zanin, teria uma visão constitucional específica. Ele abordou temas sensíveis como aborto, marco temporal e legalização das drogas, buscando compreender a posição do possível futuro ministro, caso seja aprovado pelo Senado.

“Com relação a vossa excelência, eu voto contra, pelo convencimento de que o STF não é o lugar para advogados. Advogados sempre peticionou e protocolou, ele nunca julgou. Ele vai para a Suprema Corte com a cabeça de advogado”, afirmou o senador antes mesmo do início da votação.